O tricampeão do Mundo Max Verstappen entrou a todo o gás na nova temporada. Depois das dúvidas criadas nos treinos livres, dominados por outros pilotos, o piloto neerlandês mostrou quem "manda" em Sakhir e garantiu a pole position para o Grande Prémio que se disputa este sábado a partir das 15 horas.
Corpo do artigo
Verstappen não foi o mais rápido nas duas primeiras sessões de qualificação, mas no momento da verdade não tremeu. O piloto da Red Bull, que dominou por completo o campeonato de 2023, garantiu a "pole position" para a primeira corrida da época, mas a verdade é que este novo ano promete uma luta mais apertada pelos lugares de topo.
Para provar isso mesmo basta referir as diferenças registadas. Verstappen bateu Charles Leclerc, da Ferrari, por 0,228 segundos, enquanto George Russell levou o Mercedes ao terceiro lugar da grelha, três décimos de segundo mais lento do que Verstappen.
Carlos Sainz garantiu o quarto tempo, à frente do Red Bull de Sergio Pérez e do Aston Martin de Fernando Alonso. Os dois McLaren, de Lando Norris e Oscar Piastri, vão largar da quarta linha, enquanto Lewis Hamilton (Mercedes) teve de se contentar com o nono lugar, à frente do surpreendente Haas de Nico Hulkenberg.
A primeira sessão de qualificação eliminou Valtteri Bottas, Zhou Guanyu, Logan Sargeant, Esteban Ocon e Pierre Gasly, enquanto na segunda ficaram pelo caminho Yuki Tsunoda, Lance Stroll, Alx Albon, Daniel Ricciardo e Kevin Magnussen.