Os remadores olímpicos portugueses Pedro Fraga e Nuno Mendes cumpriram o proposto objectivo de chegarem às medalhas nos Europeus de Montemor-o-Velho, que terminaram hoje, domingo, ao alcançarem a prata na categoria double scull peso ligeiro.
Corpo do artigo
"Trabalhámos para esta medalha, já estamos a trabalhar há quase há oito anos. Estamos contentes, conseguimos atingir o objectivo a que nos propusemos", disse à Lusa Nuno Mendes.
Já Pedro Fraga revelou-se "muito feliz" com o título de vice campeão europeu.
"É mais uma medalha no nosso percurso, esperamos continuar assim", disse.
Nas meias finais a dupla portuguesa tinha derrotado os novos campeões europeus - os alemães Linus Lichtschlag e Lars Hartig - mas hoje, na regata decisiva de atribuição do título, as posições inverteram-se.
"A primeira parte não nos correu, se calhar, tão bem e, no fim, eles aguentaram-se bem", explicou Nuno Mendes.
Realizando uma prova de trás para a frente, quase uma imagem de marca, a dupla do Sport Club do Porto ficou a quase um segundo da equipa alemã e 1,5 segundos à frente dos franceses Jeremie Azou e Remi Di Girolamo, terceiros classificados.
"São equipas muito fortes, muito experientes. Ia ser tudo resolvido em cima da meta, tanto podia cair para eles como para nós, caiu para eles (para os alemães)", reconheceu Nuno Mendes.
"Esperamos que na Nova Zelândia (nos Mundiais, em Outubro) caia para nós", sublinhou.
Pedro Silva Pereira, ministro da Presidência, sustentou que a medalha de prata arrebatada pela dupla portuguesa "coroa o trabalho intenso destes atletas, do seu clube e o investimento da federação".
"Aqui, verdadeiramente, temos um 'dois em um' para o grande sucesso do remo em Portugal", frisou, aludindo ao "grande resultado desportivo" de Pedro Fraga e Nuno Mendes associado às infraestruturas do centro náutico de Montemor-o-Velho, inauguradas com os Europeus da modalidade.
"É um investimento que dá a este desporto uma grande possibilidade de progredir", disse Pedro Silva Pereira.