Alguns dos atletas presentes no Meeting da Maia deste ano procuram atingir os mínimos para garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Corpo do artigo
Arranca este sábado mais uma edição do Meeting da Maia. O evento irá decorrer no Estádio Prof. Dr.º Vieira de Carvalho, com entrada gratuita, e o começo está marcado para as 17 horas. A prova faz parte do calendário da World Athletics e é de categoria D. Em competição estarão 300 atletas, todos convidados, de 20 nacionalidades distintas, “dos quais alguns são campeões do mundo ou até medalhados olímpicos”.
Rui Borges, presidente do Maia Atlético Clube, refere aquilo que poderá estar em jogo, num dos meetings “mais antigos” e “histórico” do país. “Embora alguns atletas já tenham mínimos para os Jogos Olímpicos de Paris, uma outra parte poderá tentar alcançar esse registo aqui”, começa por dizer ao JN, lembrando que serão disputadas provas “de velocidade, meio-fundo, salto em comprimento e lançamentos”. Dos portugueses, dois deles procuram os mínimos: Miguel Moreira (1500 mt) e Gerson Baldé (salto em comprimento). Já Liliana Cá, por exemplo, também estará presente, no disco, mas com a vaga olímpica garantida.
Assim sendo, estão criados os ingredientes para “um espetáculo bonito e digno de se ver”. “É uma boa experiência para trazer as famílias ao estádio e ver o atletismo, porque isto é, ao mesmo tempo, desporto e cultura”, atira Rui Borges.