Portugal marcou 13 golos e ainda não sofreu em três partidas de qualificação para o Europeu de 2024. Último jogo com a Islândia foi na estreia do Euro de 2016, que terminou com um empate (1-1).
Corpo do artigo
A seleção portuguesa defronta, esta terça-feira, a Islândia, em Reiquiavique, com a confiança no seu nível máximo. Pela primeira vez na história, marcou 13 golos e não sofreu nenhum nos primeiros três jogos de uma fase de qualificação, o que permite sonhar com um excelente resultado diante do conjunto nórdico. Olhando para todos os grupos de qualificação de apuramento para o Campeonato da Europa, só a Inglaterra tem mais golos (15), fruto da goleada, por 7-0, imposta ontem à Macedónia do Norte. Ainda assim, tem mais um jogo do que Portugal.
Com Fernando Santos ao leme, a equipa das quinas marcou 12 no arranque da qualificação para o Mundial de 2018, fruto de várias goleadas, um recorde que foi ultrapassado no sábado, após a vitória, por 3-0, frente à Bósnia. Nas contas do atual apuramento, Portugal impôs-se no primeiro duelo em Alvalade por 4-0 ante o Liechenstein, a seguir deslocou-se ao Luxemburgo, onde triunfou categoricamente (6-0). Uma chuva de golos.
Confortável na liderança no grupo J, com mais dois pontos do que a Eslováquia, Portugal nunca perdeu frente à Islândia. Em três partidas, somou duas vitórias e um empate (1-1), resultado este verificado na partida de estreia no Campeonato da Europa de 2016. Em Saint-Étienne, Portugal abriu o marcador com um golo de Nani aos 31 minutos, porém, no início da segunda parte, Bjarnason repôs a igualdade. A equipa das quinas estava nessa altura muito longe de saber que era o início da caminhada para o primeiro título do seu currículo.
Diante do conjunto de Age Hareide,que ocupa a 64.ª posição no ranking da FIFA, Roberto Martínez pode promover várias alterações no onze português. No banco frente à Bósnia, Pepe corre para a titularidade, já Diogo Dalot espreita a possibilidade de voltar a ser opção inicial, no entanto João Cancelo mostra que atravessa um bom momento de forma. Por seu lado, Rafael Leão, que renovou recentemente com o Milan, tem também hipóteses de ser uma das escolhas.
Duas baixas no treino
Fruto de uma mialgia, o lateral direito Nélson Semedo falhou o treino de ontem, em solo islandês, e não deve ser utilizado. Por seu lado, João Palhinha subiu ao relvado, mas fez apenas corrida. O médio do Fulham sentiu um desconforto no pé esquerdo, porém a sua presença na partida não deve estar em risco.
Lotação esgotada na Islândia
Com capacidade para 9500 pessoas, o palco do jogo de hoje, o Estádio Laugardalsvollur, vai registar lotação esgotada. É uma oportunidade para os nórdicos verem Ronaldo ao vivo pela primeira vez desde 2010.
Frio antes das férias
À hora do arranque da partida (19.45 horas), a temperatura prevista é de apenas 12 graus em Reiquiavique, registo muito diferente do de Portugal. ´É o último jogo da comitiva antes das férias.
Hareide aposta numa surpresa
Age Hareide, selecionador da Islândia, acredita numa surpresa. “É mais fácil defrontar equipas como Portugal do que o Liechtestein. Permite melhorar o nosso jogo”.