Mercados da Liga 2 e 3 representam 3% do valor faturado no escalão principal
Transferências dos dois escalões representam pouco mais de 3% do que as da Liga principal na janela de mercado de janeiro. F. C. Porto, Braga e Sporting agitaram as contas por causa das equipas bês, caso contrário o saldo seria pior.
Corpo do artigo
A Liga 2 registou 1,13 milhões de euros em compras e 3,65 milhões de euros em vendas, movimentando um total de 4,78 milhões de euros durante a última janela do mercado de transferências de inverno, segundo dados do Transfermarkt. Entre entradas e saídas de jogadores na Liga, o mesmo site reporta um total de 244,1 milhões de euros movimentados pelos 18 clubes do campeonato. Quando comparados estes valores, os cerca de cinco milhões de euros gerados na Liga 2 representam apenas 1,98% daquilo que a principal liga portuguesa transacionou nesta janela de transferências, o que diz muito sobre o valor residual que o escalão secundário representa em termos de mercado.
Alargada a comparação à Liga 3, a diferença acentua-se. Quando comparado o primeiro com o terceiro escalão do futebol nacional, a Liga 3 movimentou um total de 2,8 milhões de euros, o que representa cerca de 1,15% do total transacionado pela Liga. Para isso, muito contribuiu o Sporting e o Braga. Juntas, a Liga 2 e Liga 3 movimentaram pouco mais de 3,1%, em relação ao principal escalão do futebol nacional.