Mesa da Assembleia Geral do Benfica lamenta incidentes e confirma eleições a 25 de outubro
A Mesa de Assembleia Geral (MAG) do Benfica reagiu, esta segunda-feira, aos episódios vividos na Assembleia Geral de sábado e aproveitou par dar conta que as eleições serão no dia 25 de outubro, conforme as "as normas não revogadas do Regulamento de 2021".
Corpo do artigo
Num comunicado com cinco pontos, a Mesa da Assembleia Geral do Benfica começou por lamentar os incidentes de sábado, no Pavilhão da Luz, e referiu que o clube é "uma referência da democracia portuguesa e um farol da liberdade de expressão", dando conta que "nenhum sócio possa ser limitado dos seus direitos".
"Lamentando e condenando os factos e vicissitudes que são do conhecimento geral, sublinha que, ainda assim, todos os sócios que requereram o uso da palavra acabaram por fazê-lo - reforçamos que jamais permitiríamos que assim não fosse!", acrescentam.
De recordar que na reunião magna, organizada de manhã para debater o Relatório e Contas, que foi chumbado Luís Filipe Vieira procurou tomar a palavra para discursar, subiu ao púlpito, mas foi vaiado por vários sócios que dificultaram qualquer reação por parte do antigo presidente do Benfica.
Já quanto à não aprovação da proposta de regulamentos eleitorais, realizado um pouco depois na Assembleia Geral Extraordinária, a MAG dos encarnados procurou tranquilizar os sócios e informou que as eleições serão realizadas "a 25 de outubro, sendo regidas pelos Estatutos do Sport Lisboa e Benfica e de acordo com as normas não renovadas dos Regulamentos de 2021, que, à data, mereceu um amplo consenso", escrevem.
A MAG detalha, ainda, que em tempo oportuno serão publicados "os procedimentos e trâmites eleitorais, como as minutas referentes à apresentação de candidaturas" e termina por assegurar que o presente processo eleitoral "será regular, lícito, transparente, auditável, culminando numa manifestação de Democracia que orgulhará todos os Benfiquistas".
Comunicado na íntegra
"Considerando as Assembleias Gerais ocorridas no sábado, dia 27 de setembro de 2025, a Mesa da Assembleia Geral comunica o seguinte:
1. O Sport Lisboa e Benfica é uma referência da Democracia portuguesa e um farol da liberdade de expressão, não sendo admissível que nenhum sócio possa ser limitado no exercício dos seus direitos, nomeadamente de requerer o uso da palavra numa Assembleia Geral;
2. Nesse considerando, a Mesa, lamentando e condenando os factos e vicissitudes que são do conhecimento geral, sublinha que, ainda assim, todos os sócios que requereram o uso da palavra acabaram por fazê-lo - reforçamos que jamais permitiríamos que assim não fosse!
3. Quanto à não aprovação da proposta de regulamento, a Mesa remete para as suas anteriores comunicações, tranquilizando os sócios do Clube: as eleições disputar-se-ão a 25 de outubro, sendo regidas pelos Estatutos do Sport Lisboa e Benfica e de acordo com as normas não revogadas do Regulamento de 2021, que, à data, mereceu um amplo consenso;
4. Oportunamente, mas sempre após a publicação do edital das eleições, a Mesa publicará os procedimentos e trâmites eleitorais, assim como as minutas referentes à apresentação das candidaturas - que só existirão, nessa qualidade, após a sua receção definitiva.
5. A Mesa sabe que os mais de 250 000 sócios do Sport Lisboa e Benfica com capacidade eleitoral ativa ambicionam umas eleições que cumpram o desígnio fundacional do Clube, bem assente na insígnia E Pluribus Unum, pelo que - da mesma forma que, em conjunto com os demais órgãos sociais do Clube, levou a bom porto o processo de revisão dos Estatutos, mesmo quando muitos pensaram que tal não seria possível - assegura que o presente processo será regular, lícito, transparente, auditável, culminando numa manifestação de Democracia que orgulhará todos os Benfiquistas.
A Mesa da Assembleia Geral."