O argentino Lionel Messi ajudou, este sábado, o FC Barcelona a recuperar a liderança da Liga espanhola de futebol, perdida por pouco tempo para o rival Real Madrid, ao "bisar" na vitória caseira sobre o Santander, por 3-0.
Corpo do artigo
O avançado internacional argentino respondeu ao compatriota Gonzalo Higuain, que tinha marcado um "hat-trick" no triunfo do Real Madrid sobre o Betis de Sevilha, por 4-1, num jogo da oitava jornada da prova em que o português Cristiano Ronaldo vestiu pela 100.ª vez a camisola do clube de Madrid.
Com um total de 196 golos marcados pelo campeão espanhol e europeu, Messi ultrapassou o húngaro Laszlo Kubala (194 remates certeiros) no segundo lugar da lista dos melhores marcadores da história do FC Barcelona e é apenas superado por Cesar Rodriguez, autor de 235.
Os golos de Messi, aos 11 e 68 minutos, e de Xavi, aos 27, ajudaram o clube catalão a reassumir o topo da classificação, com um ponto de vantagem sobre o Real Madrid, mas o FC Barcelona pode receber no domingo a companhia do Levante, em caso de vitória frente ao Málaga.
Horas antes, Ronaldo poderia ter inaugurado o marcador para o Real Madrid aos 46 minutos, mas preferiu assistir Higuain, que concretizou o "hat-trick" com mais dois remates certeiros, aos 69 e 73, e lançou os merengues para uma vitória categórica.
O Betis teve o mérito de manter a equipa treinada por José Mourinho em branco durante toda a primeira parte, beneficiando também da falta de eficácia de Ronaldo, mas não resistiu à pressão dos madridistas no segundo período, num encontro em que Pepe foi titular e Fábio Coentrão suplente utilizado.
Depois de o brasileiro Kaká ter colocado o Real Madrid a vencer por 2-0, com um grande golo marcado aos 58 minutos, Molina ainda devolveu a esperança aos adeptos visitantes, ao reduzir para 2-1, aos 68, mas o golo de Higuain no minuto seguinte quebrou, em definitivo, a resistência do Betis.
O avançado internacional argentino obteve o terceiro "hat-trick" consecutivo, no espaço de 15 dias, contando o jogo pela selecção sul-americana, ofuscando a data histórica de Ronaldo.
O Valência igualou o Levante, com menos um jogo, mas o empate 1-1 em Maiorca deixou um gosto amargo aos visitantes, que sofreram a igualdade aos 90+2 minutos, numa grande penalidade concretizada por Hemed, depois de Rami ter inaugurado o marcador, aos 39.