O norueguês Erling Haaland, o francês Kylian Mbappé e o argentino Lionel Messi são os finalistas para o prémio "The Best", atribuído pela FIFA na gala marcada para o dia 15 de janeiro, em Londres.
Corpo do artigo
A FIFA anunciou o trio de finalistas para o prémio "The Best", que elege o melhor futebolista do ano. Lionel Messi, que venceu a eleição do ano passado, volta a estar no lote final de candidatos, ao lado de Erling Haaland e de Kylian Mbappé.
Lionel Messi, de 36 anos, sagrou-se campeão do Mundo pela Argentina e, atualmente, disputa a MLS ao serviço do Inter Miami. Em outubro, conquistou pela oitava vez a "Bola de Ouro", atribuída pela revista francesa "France Football".
Quanto a Erling Haaland, de 23 anos, marcou 52 golos em 53 jogos, um registo impressionante, sendo decisivo na conquista do "triplete" (Liga dos Campeões, Liga Inglesa e Taça de Inglaterra) pelo Manchester City, na época passada.
Já Kylian Mbappé, de 24 anos, ajudou o PSG a conquistar o título de campeão francês e foi eleito o melhor jogador da última edição da Liga gaulesa, da qual foi o artilheiro, com um total de 29 golos.
Pelo caminho ficaram nove jogadores, incluídos pela FIFA, em setembro, na lista de 12 finalistas. São eles o português Bernardo Silva (Manchester City), Julián Álvarez (Argentina/Manchester City), Marcelo Brozovic (Croácia/Inter Milão e Al Nassr), Kevin De Bruyne (Bélgica/Manchester City), Ilkay Gundogan (Alemanha/Manchester City e Barcelona), Rodri (Espanha/Manchester City), Khvicha Kvaratskhelia (Geórgia/Nápoles), Victor Osimhen (Nigéria/Nápoles) e Declan Rice (Inglaterra/West Ham e Arsenal) .
A avaliação para o prémio "The Best" de 2023 tem em consideração a prestação dos futebolistas entre os dias 19 de dezembro de 2022 e 20 de agosto deste ano.