A tenista portuguesa Michelle Brito, 131.ª do "ranking" mundial, foi eliminada esta sexta-feira do torneio de Wimbledon, ao perder com a italiana Karin Knapp, 104.ª, por 7-5, 6-2.
Corpo do artigo
Depois da surpresa na ronda anterior, na qual eliminou a russa Maria Sharapova, terceira cabeça de série, Michelle Brito foi incapaz de se tornar na primeira tenista a alcançar os oitavos de final de um torneio do "Grand Slam".
Apesar da eliminação, Michelle Brito deverá regressar ao top-100 mundial e garantiu um prémio monetário de 63 mil libras (cerca de 73 mil euros).
Depois da surpresa de quarta-feira, quando eliminou a russa Maria Sharapova, terceira cabeça de série, Michelle Brito, 131.ª do "ranking", sentiu agora muitas dificuldades frente a Knapp, 104.ª, perdendo por 7-5, 6-2, em 1.22 horas.
O forte serviço da adversária - conseguiu 13 ases e conquistou 85% dos pontos no seu primeiro saque - foi uma das principais dificuldades encontradas pela portuguesa, num encontro que esteve interrompido devido à chuva.
Michelle Brito, que vinha da qualificação, foi assim incapaz de se tornar na primeira tenista portuguesa a alcançar os oitavos de final de um torneio do "Grand Slam".
A grande esperança dos britânicos continua a ser Andy Murray, segundo cabeça de série, que esta sexta-feira afastou em apenas três "sets" o espanhol Tommy Robredo, 32.º, por 6-2, 6-4, 7-5, escapando assim à sangria dos primeiros favoritos.
A presente edição de Wimbledon já igualou um recorde, com a queda de 10 dos 10 primeiros pré-designados dos quadros masculino e feminino - quatro homens e seis mulheres -, algo que apenas tinha acontecido duas vezes em torneios do Grand Slam: na relva londrina em 1996 e em Roland Garros em 1998.
"As surpresas nunca estão longe e temos de estar muito concentrados para as evitar", referiu Murray, que agora vai defrontar o sérvio Viktor Troicki ou o russo Mikhail Youzhny, 20.º favorito.
Depois de surpreender o suíço Roger Federer, detentor do título, o ucraniano Sergiy Stakhovsky, número 116 mundial, também viu esfumar-se o sonho de chegar aos oitavos de final, ao perder com o austríaco Jurgen Melzer, por 6-2, 2-6, 7-5, 6-3.
O espanhol David Ferrer, quarto cabeça de série e finalista vencido em Roland Garros, garantiu a presença nos oitavos de final, ao bater o seu compatriota Roberto Bautista, por 6-3, 3-6, 7-6 (7-4), 7-5.
Um dos momentos do dia aconteceu no "court" 3, onde o búlgaro Grigor Dimitrov, 29.º pré-designado e namorado de Sharapova, se sentou durante alguns momentos em protesto pelas condições do campo, antes de ser batido em cinco "sets" pelo esloveno Grega Zemlja, por 3-6, 7-6 (7-4), 3-6, 6-4, 11-9.
No quadro feminino, Laura Robson continua a defender as cores da casa e garantiu a presença nos oitavos de final, ao derrotar a colombiana Mariana Duque-Marino, por 6-4, 6-1.
A estónia Kaia Kanepi provocou uma das surpresas da ronda, ao bater a alemã Angelique Kerber, sétima cabeça de série, por 3-6, 7-6 (8-6), 6-3.