Miguel Oliveira é o mais rápido na última sessão de treinos livres para o GP Valência
O português Miguel Oliveira (KTM) foi, este sábado, o piloto mais rápido na terceira e última sessão de treinos livres do Grande Prémio da Comunidade Valenciana de Moto3, no qual procura sagrar-se campeão mundial de motociclismo de velocidade.
Corpo do artigo
"Foi uma boa sessão, consegui no final, com os pneus novos, fazer uma boa volta. Esperamos ter ainda alguma margem para melhorar durante a tarde [qualificação]", afirmou Miguel Oliveira, citado pela sua assessoria de imprensa, depois de ter sido cronometrado com 1.39,293 minutos.
Danny Kent (Honda), líder do campeonato, com 24 pontos de vantagem sobre o piloto português - o único que pode impedir o britânico de conquistar o título na 18.ª e última prova do Campeonato do Mundo -, não fez melhor que o 12.º tempo (1.39,900), um dia depois de ter sido o mais veloz.
"A pista este fim-de-semana está um pouco mais lenta do que aquilo que esperávamos. A aderência é boa mas não é a ideal, mas vamos ver o que nos aguarda na qualificação", concluiu o português.
Vencedor das duas últimas corridas do Mundial e já com a promoção assegurada à categoria Moto2 em 2016, Miguel Oliveira precisa de vencer no domingo a corrida de Valência e esperar que Kent não faça melhor do que o 15.º lugar, que vale apenas um ponto.
Aquele cenário deixaria os dois pilotos em igualdade pontual, mas com vantagem para o português, já que, ficando ambos com o mesmo número de vitórias, o desempate seria feito pelo maior número de segundos lugares, que é favorável a Oliveira (três contra um de Kent).
O piloto de Almada é o único português que já conseguiu subir ao pódio no Mundial de motociclismo de velocidade, tendo inclusive obtido cinco vitórias na categoria inferior, todas este ano, em Itália, Holanda, Espanha (Grande Prémio de Aragão), Austrália e Malásia.
Também este sábado disputa-se a qualificação, que arranca às 11.35 horas.