O português Miguel Oliveira, em KTM, efetuou este sábado o quinto melhor tempo na sessão de qualificação para o Grande Prémio do Japão de Moto2.
Corpo do artigo
No circuito de Motegi, Oliveira ainda esteve por duas vezes com o segundo melhor tempo, mas, nos últimos minutos da sessão, a marca de 1.54,289 minutos conferiu-lhe apenas o quinto lugar, gastando mais 513 milésimos de segundo do que o detentor do melhor registo, o japonês Takaaki Nakagami (Kalex).
"Foi uma qualificação bastante difícil, pois tivemos a primeira parte com a pista ainda molhada, mas senti-me muito confortável nestas condições. Entretanto, a pista começou a secar e, com a moto configurada para seco, senti-me também bastante à vontade, podendo puxar um pouco mais", afirmou o piloto.
Miguel Oliveira mostrou-se desapontado com a última volta cronometrada: "Infelizmente, na última volta, abri um pouco a trajetória, após falhar uma travagem, e, tendo também um piloto mais lento à minha frente, não consegui melhorar o meu tempo. Poderia ter conseguido a 'pole' ou a primeira linha."
"Agora, o mais importante é focar-me no dia de amanhã [domingo], que será bastante difícil, com muita chuva. O objetivo é estar concentrado e levar a corrida com calma para terminar na melhor posição possível", destacou.
O piloto português ocupa o terceiro lugar no Mundial da classe intermédia, a 91 pontos do líder, o italiano Franco Morbidell (Kalex), que hoje foi apenas 15.º, enquanto o segundo classificado do campeonato, o suíço Thomas Luthi, que conta com 70 pontos de vantagem sobre Oliveira, também não esteve muito melhor, concluindo a sessão no 13.º posto.
A prova de Moto2 realiza-se às 04:20 (hora de Portugal) de domingo.
Em MotoGP, o francês Johann Zarco (Yamaha) arrebatou a "pole position", a segunda na carreira, nos instantes finais da qualificação, numa pista inicialmente molhada pela chuva, mas que, na fase final da qualificação, já se apresentava mais seca, tendo o gaulês rodado em 1.53,469.
A segunda posição foi para o italiano Danilo Petrucci (Ducati), a 318 milésimos de Zarco, enquanto o espanhol Marc Marquez (Honda), campeão do mundo em título e líder do campeonato, fez a terceira melhor marca, com mais 434 milésimos do que o gaulês.