
O piloto de Almada é o único português que já conseguiu subir ao pódio no Mundial de motociclismo de velocidade
MANUEL BRUQUE/EPA
O português Miguel Oliveira (KTM) foi o sétimo piloto mais rápido no arranque dos treinos livres do Grande Prémio da Comunidade Valenciana de Moto3, no qual procura tornar-se o primeiro português campeão mundial de motociclismo de velocidade.
Corpo do artigo
Oliveira obteve o sétimo melhor tempo na primeira sessão realizada no circuito Ricardo Tormo, em Valência (Espanha), com 1.40,227 minutos, melhorando ligeiramente nos segundos treinos, em que obteve a quarta melhor marca e a sétima global, ao 'rodar' em 1.40,110.
Danny Kent (Honda), líder do campeonato, com 24 pontos de vantagem sobre o piloto português - o único que pode impedir o britânico de conquistar o título na 18.ª e última prova do Campeonato do Mundo -, foi o mais veloz do dia, logo na primeira sessão, com o tempo de 1.39,930 minutos.
"Tivemos algumas dificuldades com o eixo traseiro. Ainda há alguns ajustes a fazer, mas estou muito contente com o meu ritmo de corrida com os pneus usados. Não foi um dia mau, bem pelo contrário", observou o piloto luso, citado pela sua assessoria de comunicação.
Vencedor das duas últimas corridas do Mundial e já com a promoção assegurada à categoria Moto2 em 2016, Oliveira precisa de vencer no domingo a corrida de Valência e esperar que Kent não faça melhor do que o 15.º lugar, que vale apenas um ponto.
Aquele cenário deixaria os dois pilotos em igualdade pontual, mas com vantagem para o português, já que, ficando ambos com o mesmo número de vitórias, o desempate seria feito pelo maior número de segundos lugares, que é favorável a Oliveira (três contra um de Kent).
O piloto de Almada é o único português que já conseguiu subir ao pódio no Mundial de motociclismo de velocidade, tendo inclusive obtido cinco vitórias na categoria inferior, todas este ano, em Itália, Holanda, Espanha (Grande Prémio de Aragão), Austrália e Malásia.
No sábado realiza-se a terceira sessão de treinos livres, com início às 8:00, seguindo-se a qualificação, que arranca às 11:35 (horas de Lisboa).
