O português Miguel Oliveira (Suter Honda) vai partir do terceiro lugar da "grelha" para a corrida de Moto3 do Grande Prémio de Espanha, no domingo, podendo ter a chuva como aliada.
Corpo do artigo
No circuito de Jerez de La Frontera, palco da segunda prova do Mundial de motociclismo, é o seu companheiro de equipa, Alex Rins, quem vai largar da "pole position", mas o português demonstrou que pode ser o mais rápido com a pista molhada.
Miguel Oliveira rodou em 1.57,975 na sua volta mais rápida na qualificação, já com a pista quase seca, enquanto o espanhol registou um tempo de 1.57,507. Entre os dois pilotos da Estrella Galicia interpôs-se o alemão Sandro Cortese (KTM), que terminou com mais 12 milésimos do que Alex Rins.
Na sua última volta na qualificação, depois de a equipa ter optado por trocar os pneus de chuva por "slics", Miguel Oliveira, que se estreou no Qatar com um quinto lugar, ainda deteve por instantes o melhor registo, mas Rins e Cortese fizeram melhor.
"O dia correu bem mas as condições do tempo não ajudam pois nunca sabemos exatamente quais os pneus a usar. Estivemos indecisos ao longo do treino e só perto do final passei para 'slics'. Tive apenas tempo para uma volta lançada, mas que acabou por me dar o terceiro lugar", afirmou o piloto de Almada.
No entanto, o jovem luso, de 17 anos, foi o mais rápido nas duas sessões de treinos livres que decorreram com o piso completamente molhado e sob chuva, nomeadamente a terceira, realizada já hoje, em que Miguel Oliveira deixou a um segundo de distância o piloto mais próximo.
"Estamos muito tranquilos, pois durante o fim de semana tenho sido rápido tanto à chuva como a seco. Não sabemos exatamente o que vamos encontrar, mas também não estou muito preocupado. O importante é fazer uma corrida com cabeça e alguma calma, não cometer erros e somar pontos. O meu objetivo passa por melhorar o quinto lugar conseguido no Qatar", acrescentou.
O espanhol Maverick Viñales (FTR Honda), vencedor do Grande Prémio do Qatar e consequentemente líder do Mundial, não foi além do nono tempo na qualificação. A corrida disputa-se no domingo e, de acordo com as previsões meteorológicas, poderá disputar-se com chuva.
Em MotoGP, categoria rainha, o espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha) também esperou pela última volta da qualificação para conquistar a segunda "pole position" da temporada, com um registo de 1.39,532, menos 135 milésimos do que o compatriota Dani Pedrosa (Honda), segundo. O duo arranca na mesma ordem em que terminou a corrida do Qatar.
O norte-americano Nicky Hayden surpreendeu ao colocar a sua Duacati a fechar a primeira linha, enquanto o australiano Casey Stoner (Honda), campeão do Mundo, ficou-se pela quinta posição, atrás do britânico Cal Crutchlow (Yamaha).
Para completar o "triplete" espanhol, Marc Marquez (Suter), vencedor da primeira corrida de Moto2, vai arrancar na frente em Jerez, ao lado das Kalex do japonês Takaaki Nakagami e do também espanhol Pol Espargaro.