O português Miguel Oliveira (Suter Honda) terminou, este domingo, em nono lugar a corrida de Moto3 do Grande Prémio da República Checa, 12.ª prova do campeonato do mundo de motociclismo de velocidade, disputada no circuito de Brno.
Corpo do artigo
O piloto luso, que largou da 21.ª posição da "grelha", recuperou 10 posições na primeira volta e conseguiu subir mais dois lugares até ao final da prova, concluindo as 19 voltas a 13,909 segundos do vencedor, o alemão Jonas Folger (Kalex KTM).
"A corrida foi bastante complicada. A parte inicial não foi tão difícil, apenas tive de controlar, fazer algumas ultrapassagens. Na fase final, quando se começou a andar mais rápido e a pista começou a secar, notei grandes dificuldades em conseguir controlar a mota nas travagens, devido a um problema num pneu", relatou o piloto de Almada.
Miguel Oliveira ainda chegou a rodar na oitava posição, mas na última volta cedeu o lugar ao italiano Romano Fenati (FTR Honda).
"Temos de estar contentes, vimos de um fim de semana muito difícil para nós, em especial para mim, com uma queda ontem, portanto, temos de estar contentes e pensar já na próxima corrida", acrescentou o português.
Jonas Folger, que partiu da 10.ª posição e concluiu a primeira volta em terceiro, assumiu a liderança em definitivo à quarta volta, para terminar com uma vantagem pouco habitual sobre os adversários, deixado o espanhol Luis Salom (Kalex KTM) em segundo e o também germânico Sandro Cortese (KTM) em terceiro, praticamente a seis segundos.
Apesar do terceiro posto, Cortese consolidou a liderança do Mundial, passando a somar 200 pontos, contra os 168 do espanhol Maverick Viñales (FTR Honda), detentor da "pole position", que terminou a corrida no quarto lugar. Miguel Oliveira arrecadou sete pontos e subiu um degrau, para 10.º, totalizando 59.