Velório de Pinto da Costa levou multidão à igreja das Antas, com os Super Dragões no controlo total dos acontecimentos. Sérgio Conceição viajou de Milão e foi muito aplaudido pelos adeptos. Equipa portista voltou de Faro a tempo de marcar presença.
Corpo do artigo
O dia seguinte à morte de Pinto da Costa levou milhares de adeptos do F. C. Porto à igreja das Antas, onde se realizou a partir do final da tarde de ontem o velório do ex-presidente do clube azul e branco. O funeral está marcado para hoje de manhã (11 horas), esperando-se que uma multidão ainda maior marque presença no último adeus ao antigo dirigente.
Com os Super Dragões em peso (vai longe o tempo em que se deslocavam em massa às partidas do F. C. Porto, que começou a jogar em Faro à hora do início do velório) e aparentemente encarregados da logística, do controlo e da segurança da cerimónia no exterior da igreja, depois de terem transportado o caixão, várias personalidades do universo portista, do futebol e da política prestaram as derradeiras homenagens a Pinto da Costa.
O destaque maior foi para Sérgio Conceição, que viajou de Itália e esteve cerca de 30 minutos dentro da igreja, tendo sido ruidosamente aplaudido pelos adeptos. A saída do ex-treinador do F. C. Porto causou rebuliço, os Super Dragões entusiasmaram-se e cantaram a plenos pulmões, pedindo a Conceição para fazer do Porto campeão. Vá lá saber-se como, pelo menos nos tempos mais próximos...
De Pepe a Jorge Mendes, passando por Fernando Gomes (ex-administrador da SAD portista), Lourenço Pinto, Pedro Proença, Valentim Loureiro, Augusto Inácio, Miguel Ribeiro, Luís Castro, Nuno Capucho ou António Folha, muitas figuras do futebol estiveram nas Antas, tal como o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco, que deixou em aberto um voto unânime de pesar no Parlamento, ou os ex-ministros Silva Peneda e Manuel Pizarro. Hoje, o primeiro-ministro Luís Montenegro estará presente no funeral.
Sem qualquer membro da atual Direção do F. C. Porto presente, um desejo assumido em vida por Pinto da Costa, que André Villas-Boas já disse tencionar respeitar, várias equipas do clube azul e branco foram em conjunto ao velório, do andebol ao hóquei em patins e ao voleibol feminino. Depois de ganhar ao Farense - o golo de Francisco Moura foi aplaudido timidamente nas redondezas da igreja - a equipa de futebol voou do Algarve para a Invicta a fim de marcar presença, o que aconteceu já ao final da noite.
Antes disso, a fila para entrar na igreja ganhou muitos metros, com o povo anónimo a esperar o que fosse preciso para se despedir de Pinto da Costa, num sentimento bem espelhado na expressão de uma adepta: “Só queria ver a carinha dele pela última vez”.