Olivier Véran, ministro francês da Saúde e Solidariedade, manifestou-se este domingo contrário à ideia de enviar atletas para o Japão, para participarem nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, devido à pandemia de Covid-19.
Corpo do artigo
"Se, como ministro da Saúde, me compete pedir o adiamento dos Jogos Olímpicos? Não. Se me vejo a enviar os atletas [franceses] para o Japão e a pedir-lhes que se preparem o melhor possível? A resposta é não", afirmou Véran.
A voz do governante francês juntou-se à de outros responsáveis e organizações, não apenas do meio desportivo, que já se manifestaram favoráveis ao adiamento de Tóquio2020, apesar de governo japonês e COI manterem a intenção de organizar os Jogos nas datas previstas.
Os comités olímpicos de Noruega, Brasil, Espanha e Estados Unidos e o paralímpico norte-americano, bem como as federações norte-americanas de atletismo e natação e as espanholas de atletismo e futebol, pediram abertamente o adiamento da competição, prevista para decorrer entre 24 de julho a 9 de agosto.