Ministros espanhóis criticam beijo de presidente de federação de futebol a jogadora

Luis Rubiales tem sido alvo de críticas
Gabriel Bouys / AFP
O beijo de Luis Rubiales a Jenni Hermoso na boca, na final do Mundial de futebol feminino, mereceu críticas por parte de alguns membros do governo espanhol.
O beijo na boca do presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, à jogadora Jenni Hermoso continua a ser discutido na "praça pública" do país.
Alguns membros do governo espanhol manifestaram o seu desagrado para com a atitude do dirigente federativo e pediram-lhe explicações pelo episódio sucedido no passado domingo.
O ministro da Cultura e do Desporto de Espanha, Miquel Iceta, descreveu a ação de Rubiales como "inaceitável", no rescaldo de um Mundial de futebol feminino que foi "um acontecimento desportivo, mas também um momento de igualdade, de direitos e de respeito para as mulheres". O governante acrescentou ainda, em declarações à rádio espanhola RNE, que "devemos ser especialmente cuidadosos com as nossas atitudes e as nossas ações".
A ministra da Igualdade, Irene Montero, foi mais severa, descrevendo o episódio como uma forma de violência sexual:
"Não podemos dar por garantido que dar um beijo sem consentimento é algo que acontece. É uma forma de violência sexual que nós, mulheres, sofremos de forma quotidiana, e que, até agora, era invisível, e que não podemos normalizar. É uma tarefa para toda a sociedade. O consentimento é nuclear. Apenas sim significa sim", expressou a ministra, em publicação nas redes sociais.
Ione Belarra, ministra dos Direitos Sociais espanhola, reagiu às declarações de Irene Montero, acrescentando que esta atitude poderá ser apenas uma amostra do que se passa nos bastidores do desporto:
"Estamos todas a pensar no mesmo, se fazem isso com todo o país a ver, o que não farão em privado. A violência sexual contra as mulheres tem de terminar. Um abraço às campeãs!", afirmou.
A polémica em torno de Luis Rubiales instalou-se quando, nos festejos do título conquistado por Espanha, frente a Inglaterra, no passado domingo (vitória por 1-0), o presidente da Federação Espanhola de Futebol agarrou Jenni Hermoso e lhe deu um beijo na boca.

