Mirandela tenta apuramento inédito para a meia-final da Taça Europa em ténis de mesa
Equipa transmontana, que lidera o campeonato nacional da primeira liga, surpreendeu a Europa do ténis de mesa ao vencer as favoritas do Joué Lès Tours, em França, na primeira mão dos quartos de final da Europe Cup Women. E tenta confirmar hoje, em Mirandela, a presença, pela primeira vez, numa meia-final europeia.
Corpo do artigo
A equipa feminina do Clube Ténis de Mesa (CTM) de Mirandela tenta, ao final desta tarde (19.30 horas), no pavilhão da Reginorde, em Mirandela, o apuramento inédito para as meias-finais da Taça Europa.
A equipa mirandelense está em vantagem depois de ter vencido, por 3-2, o encontro da primeira mão dos quartos de final, na passada segunda-feira, em França, frente ao Joué Lès Tours, equipa gaulesa que veio da Liga dos Campeões, onde ficou em terceiro lugar no seu grupo.
A treinadora do CTM Mirandela, Xie Juan, que já está no clube há 27 anos, não esconde que foi uma “vitória muito difícil mas também muito importante”, embora avise que, apesar da vantagem, a eliminatória continua em aberto para as duas equipas. “O jogo vai ser sempre equilibrado com 50% de possibilidade de vitória para cada lado”, assume a treinadora do clube transmontano, que acumula o cargo de selecionadora nacional feminina.
Já a atleta do CTM Mirandela Annamaria Erdeliy diz que a equipa está “confiante”, mas não tem dúvidas de que será necessária muita concentração. “Treinamos bem, estamos preparadas, mas vai ser um jogo muito difícil”, reconhece a atleta sérvia, que já representa o clube mirandelense há 16 anos.
Inês Matos diz que “a união do grupo foi determinante para ganhar vantagem na eliminatória”, mas também entende que nada está garantido. “Elas vieram da Champions League, têm jogadoras muito fortes, mas temos de usar novamente a nossa capacidade de lutar para conseguirmos vencer e passar à meia-final”, refere a jovem atleta.
O CTM Mirandela está em vantagem, mas terá de voltar a ganhar - ou então não perder por 3-0 ou 3-1 - para carimbar o apuramento histórico para as meias-finais da prova europeia.
Outro cenário possível é o CTM Mirandela perder por 3-2, havendo, nesse caso, lugar ao chamado Golden Set, que, usando a linguagem futebolística, será uma espécie de desempate por penáltis. “Nessa altura, os árbitros pedem aos treinadores para colocar a formação no qual as três jogadoras de cada lado são novamente sorteadas e cada par de jogadoras disputa um set até aos 11 pontos. O clube que vencer dois sets passa a eliminatória”, explica o presidente da direção do CTM Mirandela, Isidro Borges, que não consegue disfarçar o enorme orgulho pela carreira que a equipa está a fazer na prova.
“Tem sido absolutamente fantástico o nosso percurso e, com esta vitória em França, já colocamos a Europa do ténis de mesa a olhar para nós com outros olhos”, acrescenta Isidro Borges, líder do clube que lidera o campeonato nacional da primeira divisão feminina, só com vitórias. “Disputar competições europeias a este nível não é todos os dias, pelo que tenho de pedir às pessoas que gostam de Mirandela e do desporto, nem que não percebam de ténis de mesa, a sua presença no pavilhão. É fundamental para galvanizarmos a nossa equipa fazermos daquele momento uma festa e de afirmação”, apelou.