O primeiro-ministro, Luís Montenegro, felicitou o tenista Nuno Borges pela "imperial vitória face ao mítico" Rafael Nadal, considerando que é "mais uma demonstração" da qualidade do desporto nacional.
Corpo do artigo
O tenista português Nuno Borges conquistou, neste domingo, pela primeira vez, um torneio ATP, ao vencer em dois sets o espanhol Rafael Nadal, antigo número um do mundo, na final de Bastad, na Suécia.
"Assisti à transmissão televisiva da imperial vitória de Nuno Borges face ao mítico Rafael Nadal, conquistando o seu primeiro Torneio ATP em ténis. Um orgulho e mais uma demonstração da qualidade do nosso desporto. Parabéns, Nuno Borges!", escreveu Luís Montenegro, numa publicação na rede social X.
Perante o tenista maiorquino, vencedor de 22 títulos do Grand Slam e que agora de situa na 261.ª posição da hierarquia mundial, Borges (51.º) impôs-se na terra batida nórdica pelos parciais de 6-3 e 6-2, num encontro que durou uma hora e 27 minutos.
Além do inédito triunfo num torneio do circuito ATP, Nuno Borges tornou-se apenas o segundo tenista português a consegui-lo, depois de João Sousa (Kuala Lumpur, em 2013, Valência, em 2015, e Estoril Open, em 2018).
O presidente da Federação Portuguesa de Ténis (FPT) considerou que a vitória de Nuno Borges no torneio sueco de Bastad, frente ao espanhol Rafael Nadal, tornou este domingo num "dia muito feliz para o ténis português".
"Hoje, é um dia muito feliz para o ténis português, obviamente. O Nuno tem vindo a ter uma ascensão grande nos últimos anos e isto é o corolário de um trabalho muito sério que está a fazer e de muito empenho, portanto, estou muito contente", afirmou Vasco Costa, em declarações à agência Lusa.
No mesmo sentido, João Sousa, antigo tenista profissional português, reconheceu a vitória de Nuno Borges no torneio de Bastad como "uma grande notícia".
"Acho que é um dia feliz para o Nuno e um dia feliz para o ténis português. Fico contente pelo Nuno ter alcançado este título ATP", disse o até agora único português vencedor de torneios do circuito ATP, com quatro títulos.