A celebração do título europeu pela Espanha teve momentos de pura euforia mas, também, de polémica. Morata e Rodri arriscam ser punidos pela FIFA por terem cantado, na última segunda-feira, na Praça Cibeles, em Madrid, que "Gibraltar é Espanha".
Corpo do artigo
Incomodada com os cânticos, a Federação de Gibraltar já fez saber, via oficiosa, que não gostou do que ouviu e está em curso uma investigação para analisar se se verificou de uma violação do regulamento disciplinar da UEFA. Caso seja provado, os futebolistas Morata e Rodri arriscam dois jogos de suspensão, cada um. Neste momento, Morata está em Itália, é reforço do Milan de Paulo Fonseca, e ainda não se pronunciou sobre o episódio.
Na Copa América, houve também enorme polémica pelo facto da seleção argentina ter entoado cânticos racistas, após a final com a Colômbia no domingo, tendo como alvo a seleção francesa. A FIFA abriu um processo disciplinar e o governo argentino pediu, inicialmente, a Messi que apresentasse desculpas pelo episódio. No entanto, Julio Garro, subsecretário do desporto no país sul-americano, que fez o pedido a Messi, acabou por ser exonerado.