O norueguês Alexander Dale Oen, campeão do Mundo dos 100 metros bruços, morreu vítima de um ataque cardíaco, depois de um treino de alta intensidade realizado no Arizona, Estados Unidos da América.
Corpo do artigo
O atleta, esperança norueguesa de natação para Londres2012, tinha apenas 26 anos e foi encontrado desmaiado no chão do balneário da piscina, segunda-feira.
Alexander Dale Oen ainda foi assistido no local, mas todos os esforços de reanimação foram infrutíferos.
Nesse mesmo dia, horas antes do treino, o nadador escreveu no twitter que só faltavam "dois dias para terminar o estágio em Flagstaff" e que depois seria "o momento de voltar à cidade mais bonita da Noruega, Bergen".
O presidente da Federação norueguesa da natação, Per Sune Eknes, confirmou, em comunicado, a morte do campeão mundial e adiantou que Oen foi levado para um hospital do Arizona, onde foi declarado o óbito.
Alexander Oen venceu os 100 metros bruços em Xangai, na final dos Mundiais de 2011 e dedicou a vitória às 77 pessoas que morreram no massacre do norueguês Anders Breivik.
"Precisamos de nos manter unidos", disse o atleta depois da corrida, enquanto apontava para a bandeira do país.
A seleção da Noruega estava a treinar nos Estados Unidos da América para os Jogos Olímpicos que terão lugar em Londres, a partir de 27 de Julho.