João Rodrigues, antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, morreu este domingo, aos 91 anos.
Corpo do artigo
"Foi com grande pesar que tomei conhecimento da morte de João Rodrigues, histórico dirigente desportivo que foi, entre muitos outros cargos de relevo que ocupou, presidente da Associação de Futebol de Lisboa e presidente da Federação Portuguesa de Futebol", refere o atual dirigente da FPF, Fernando Gomes, numa nota de condolências.
Fernando Gomes lembra que foi com João Rodrigues à frente dos destinos da FPF que Portugal se sagrou, por duas vezes, campeão mundial sub-20, em 1989, em Riade, e em 1991, em Lisboa.
Segundo a FPF, João Rodrigues, advogado e pai de sete filhos, era "adepto e sócio do SL Benfica, foi membro do Organismo Autónomo da Associação Académica de Coimbra e presidente do Ginástica Futebol Clube e do Parede Futebol Clube, antes de se notabilizar na condução, entre os anos 1988 e 1990, da Associação de Futebol de Lisboa".
Esteve na liderança da FPF entre 1989 e 1992, "tendo igualmente sido membro do Departamento de Assuntos Legais da FIFA; do Jury d´Appel da FIFA, do Conselho de Disciplina da FIFA; dos Quadros Técnicos da FIFA e Presidente do Conselho de Disciplina do 1º Mundial de clubes".
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) decretaram o cumprimento de um minuto de silêncio nos jogos das respetivas competições.