O antigo futebolista Lourenço, que alinhou no FC Porto durante a década de 1940, morreu na sexta-feira, aos 89 anos, anunciou este sábado o clube "azul e branco" no seu sítio oficial na Internet.
Corpo do artigo
A antologia portista perdeu o último sobrevivente da equipa que, em 1948, assinou, no Estádio do Lima, uma das mais belas páginas da história do clube, que foi a vitória (3-2) sobre o Arsenal, então considerada a melhor equipa do Mundo.
José Lourenço Ferreira Barbosa, simplesmente Lourenço, como ficou conhecido um dos melhores avançados portugueses dos anos 1940, faleceu, na sexta-feira, no Porto. Tinha 89 anos.
Contemporâneo de glórias portistas como Barriga, Pinga, Virgílio, Romão, Araújo, Correia Dias, Catolino, Gastão e de tantos outros craques que marcaram uma era do F. C. Porto e do futebol português, Lourenço foi campeão nacional e ficou também conhecido por ser a "besta negra do Sporting", por via dos golos decisivos que tantas vezes derrotaram o rival de Lisboa.
Jogou no F. C. Porto entre 1942 e 1948 e acabou a carreira no Lusitano do Lobito, em Angola, onde jogou ao lado de José Águas, futura estrela do Benfica.
O corpo de Lourenço estará até este domingo na capela da igreja de Paranhos. Amanhã, será cremado no cemitério do Prado Repouso, no Porto.