
Luís Leal tinha 91 anos
Foto: Direitos reservados
O Varzim Sport Club e o movimento associativo da Póvoa de Varzim perderam um dos mais ilustres representantes, com a morte de Luís Leal. Tipógrafo de profissão, tinha 91 anos e, além do amor ao clube poveiro, de que era o sócio n.º 1, destacou-se no jornalismo, colaborando em vários jornais de âmbito nacional e desportivos, entre os quais o Jornal de Notícias.
Corpo do artigo
Luís Leal era o atual sócio n.º 1 do Varzim Sport Club, que, em comunicado nas redes sociais, já manifestou "profundo pesar" pela morte de tão carismática figura.
"O Varzim Sport Club manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do nosso sócio n.º 1, Luís Leal. Figura de enorme dedicação e amor ao Varzim, Luís Leal foi exemplo de compromisso, lealdade e paixão pelo nosso emblema. O seu nome ficará para sempre ligado à história do clube, que tanto honrou e serviu", adianta o clube poveiro, que endereçou "as mais sinceras condolências à família e amigos", vincando que "toda a família varzinista" se une "em sua memória".
Luís Leal estava já imortalizado no clube poveiro, que em 2023 atribuiu o seu nome à sala de Imprensa do estádio. Figura ligada à imprensa da Póvoa de Varzim, como o "Comércio da Póvoa", onde começou o bichinho do jornalismo e começou a escrever. Foi Fundador do jornal "O Varzim".
Em junho de 2021, o trabalho e dedicação de Luís Leal foi reconhecido pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que lhe atribuiu a Medalha de Reconhecimento Poveiro.
As cerimónias fúnebres realizam-se esta sexta-feira, às 15 horas, na Igreja Matriz da Póvoa de Varzim, indo depois a sepultar no cemitério n.º 2.
