
Miguel Oliveira foi o fundador das mais bem sucedida equipa portuguesa de ralis, fazendo equipa com o piloto Joaquim santos
DR
Miguel Oliveira, empresário, piloto, navegador e fundador da Diabolique Motorsport, uma das mais carismáticas equipas portuguesas de ralis, morreu esta terça-feira, aos 83 anos.
A equipa, criada em 1978, tinha como patrocinador principal a Diabolique, marca de perfumes do empresário, começou a reescrever a história dos ralis em Portugal em 1981, quando o piloto penafidelense Joaquim Santos se sentou ao volante de um Ford Escort RS 1800, tendo Miguel Oliveira como navegador.
Uma dupla de sucesso que venceu o Campeonato Nacional de Ralis em 1982/83 e 1984, foi vice-campeã em 1985, 1988 e 1990 (nestes dois últimos anos com um Ford Sierra Cosworth). A equipa ficou ainda ligada a um trágico acidente na Lagoa Azul, em Sintra, com um Ford RS 200, durante o Rali de Portugal de 1986, quando um despiste provocou a morte a três espetadores e ferimentos em cerca de três dezenas.
A Diabolique de Miguel Oliveira esteve ainda por trás de iniciativas como "Onde Está o Ás?", que permitiu o regresso da Fórmula Ford a Portugal, ou Troféu Toyota Starlet.
