Morreu o antigo técnico José María Maguregi, inventor da tática do "autocarro"
O antigo jogador e treinador de futebol José María Maguregi, inventor da tática defensiva do "autocarro", morreu hoje aos 79 anos, informou o Atlético de Bilbau no seu sítio oficial.
Corpo do artigo
Nascido a 16 de março de 1934, na localidade de Miravalles, no País Basco, o antigo internacional espanhol sofria de problemas de saúde nos últimos anos, que o obrigavam a andar de muletas.
José María Maguregi, que começou a carreira de futebolista em 1952 no Club Desportivo de Getxo, ganhou três títulos (uma Liga Espanhola, em 1955/56, e duas Taças do Rei em 1955 e 1956) e fez uma famosa dupla de meio-campo com o espanhol Mauri ao serviço do Atlético de Bilbau, onde jogou oito anos (1953-61).
Depois, também passou pelo Sevilha (1961/63), Espanyol de Barcelona (1963/64) e Recreativo de Huelva (1964/65).
Como treinador, orientou o Racing Santader, o Celta de Vigo, o Almería, o Atlético de Madrid e o Murcia, tendo deixado de treinar em fevereiro de 1993, aos 59 anos.
A tática do "autocarro" consiste na colocação de vários defesas, centrais e médios defensivos para evitar sofrer golos e é normalmente usada em situação de vantagem no marcador ou quando equipas teoricamente mais fracas defrontam outras com maior caudal ofensivo.