Tito Vilanova, ex-treinador do FC Barcelona, morreu esta sexta-feira na sequência de um cancro. Vilanova, de 45 anos, tinha sido sujeito a uma nova cirurgia na quinta-feira.
Corpo do artigo
Tito Vilanova tinha um cancro na glândula parótida, detetado em 2011, razão pela qual deixou o comando técnico do clube catalão em julho de 2013.
Vilanova sofreu uma recaída e foi internado na noite de quinta-feira no Hospital Quirón onde foi operado de urgência. De acordo com a agência espanhola EFE, a intervenção efetuada em Barcelona teve como objetivo tratar uma obstrução no estômago, que impedia o antigo técnico de ingerir alimentos.
Segundo a informação médica, o seu estado era grave. Esta sexta-feira, o estado de saúde piorou e Tito não resistiu.
Em comunicado oficial, o Barcelona confirmou o falecimento de Vilanova e lamentou a notícia. O clube informou ainda que abrirá um espaço nas bancadas do Camp Nou nas próximas horas para que os adeptos possam homenagear o treinador.
O técnico, de 45 anos, sucedeu a Pep Guardiola, de quem era adjunto, como treinador do FC Barcelona em 2012/13, já depois de lhe ter sido detetado o cancro em novembro de 2011. Em dezembro de 2012, uma recaída obrigou-o afastar-se e levou-o a Nova Iorque para se submeter a tratamento. Regressou em abril de 2013, mas, a 19 de julho, renunciou ao cargo devido a outro agravamento.