2024 foi de despedida a grandes nomes do desporto. Ídolos de muitos foram uma última vez notícia, pelo pior dos motivos.
Corpo do artigo
Sven-Goran Eriksson (76 anos)
O antigo treinador do Benfica e selecionador de Inglaterra faleceu em agosto, vítima de cancro. Além de bom técnico , teve uma carreira recheada de sucesso. Era um gentleman e a forma como encarou a doença reflete bem a personalidade que tinha. Pode dizer-se que foi grande até ao derradeiro adeus, como pôde ser comprovado pelas múltiplas homenagens de que foi alvo, antes de morrer. No início do ano, ainda teve a chance de cumprir o sonho de treinar o Liverpool. Os reds concederam-lhe a oportunidade por um dia. Que bem lhe deve ter sabido.
José Manuel Constantino (74 anos)
Líder do Comité Olímpico de Portugal durante 11 anos, faleceu em agosto, no dia em que se concluíram as Olimpíadas de Paris, onde ainda esteve presente em algumas provas. Nascido em Santarém, foi futebolista e formou-se em educação fisica, tendo também liderado o Instituto do Desporto de Portugal. Uma das maiores referências no país.
Manuel Fernandes (73 anos)
Natural de Sarilhos Pequenos, Moita, foi um dos maiores avançados de sempre do futebol luso, com uma carreira intimamente ligada ao Sporting, onde jogou quase uma década. Lançou-se na antiga CUF (1969/70) e acabou a carreira no V. Setúbal (1988/89), com um total de 324 jogos. Como técnico, o brilhatismo não foi o mesmo, tendo duas passagens pelos leões. Faleceu em junho, vítima de doença prolongada.