O anúncio foi feito pela equipa italiana, confirmando o vice-campeão de 2020 como colega de equipa do espanhol Jorge Martin para a próxima temporada. Ao dispor a dupla terá a Desmosedici GP24, ou seja, o modelo idêntico à da equipa de fábrica.
Corpo do artigo
Após a saída do atual campeão mundial Pecco Bagnaia para a Ducati Lenovo (equipa de fábrica), em 2021, a Pramac Racing (satélite), desde então com o espanhol Jorge Martin e o francês Johann Zarco, voltará a ter um italiano nas fileiras. Paolo Campinoti, chefe da equipa, mostrou-se feliz pela aquisição. "Estou muito contente por o Franco [Morbidelli] se juntar à nossa família para 2024. Ele já provou ser um campeão em muitas ocasiões. Estou confiante de que, na nossa equipa, encontrará as condições certas para lutar pelas posições que merece", comentou.
Desta feita, Franco Morbidelli procura ultrapassar a má fortuna nas últimas épocas, onde esteve sempre muito longe de replicar algo idêntico à temporada de 2020, na qual, ao serviço da Petronas (satélite da Yamaha) foi vice-campeão mundial, com 158 pontos, menos treze que o vencedor Joan Mir.
Após este brilharete, no decorrer da temporada seguinte deu-se o salto para a motorizada da Monster Energy Yamaha (fábrica), no entanto, esta foi uma passagem bem negra para "Franky". Com mais de 30 corridas realizadas, o piloto italiano, de 28 anos, ainda não subiu por uma única ocasião ao pódio de um Grande Prémio, tendo o resto da presente época para contrariar esse indicador.
Morbidelli conta no currículo com um mundial de Moto 2, ao serviço da Marc VDS, em 2017, conquistado com uns incríveis 308 pontos. No segundo posto, bem distante, ficou o suíço Thomas Luthi (243), sendo que Miguel Oliveira fechou o top-3 (241).