João Ribeiro sagrou-se campeão europeu de Ralicross RX3 após época dominadora. Quer agora dar o salto para a categoria principal.
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João Ribeiro fez história no desporto motorizado português ao sagrar-se campeão europeu de ralicross na categoria RX3, depois de uma temporada irrepreensível, marcada pela consistência, domínio e maturidade competitiva. O piloto de Baltar cruzou a meta na derradeira ronda em Istambul, na Turquia, com a certeza do título na mão e, nas suas palavras, com um sentimento claro de "concretização".
"Foi um descarregar de emoções do trabalho de muitas épocas, principalmente depois de, no ano passado, termos ficado tão perto [foi segundo, ficando a cinco pontos do primeiro, devido a uma penalização]. Foi a concretização não só do meu sonho, mas também de toda a equipa", explicou, ao JN, não esquecendo quem o acompanhou.
A caminhada até ao título começou da melhor forma, com vitória em Lousada, prova que funcionou como combustível para o resto do ano. "Foi um boost enorme. O momento do hino, com milhares de pessoas a acompanhar o pódio, marcou-me", recorda. Apesar da vantagem confortável com que chegou à última etapa, o piloto não facilitou. "A última corrida foi tranquila, mas com cabeça. O objetivo era terminar com segurança e não cometer erros que colocassem tudo em causa".
João Ribeiro destaca o papel essencial da estrutura que o acompanha. "Tenho comigo gente da eletrónica, mecânica, logística e até apoio emocional. Nós, pilotos, fazemos só metade do trabalho. Sozinho era impossível chegar aqui." Para quem sonha seguir-lhe as pisadas, deixa um aviso. "É preciso ter muitos apoios, uma equipa sólida e uma grande capacidade logística", revela.
Começou no motociclismo, mas foi no ralicross que encontrou o palco ideal para crescer. "O mais difícil foi manter o espírito de sacrifício nas derrotas. Acreditar sempre que, amanhã, podemos vencer. E nunca desistir", relembrando ainda que quando iniciou "era o único luso a fazer o campeonato completo", esperando agora que este título histórico "abra mais portas".
Quanto ao futuro, a meta está bem definida. "Não quero defender o título. Já são quatro épocas no RX3. Gostava de fazer o Euro RX1. Estamos a tentar reunir apoios e adquirir um carro para poder dar esse salto", concluiu.