
José Mourinho pede um pouco mais de tempo
Por este dias, José Mourinho não tem vida fácil em Roma. Na quinta-feira à noite, perdeu na visita ao Génova (4-1) e considera estar a protagonizar "o pior arranque da história do clube desde a era dos três pontos". Por esta altura, na época passada, tinha mais oito pontos no campeonato.
A derrota de quinta-feira da Roma, com o Génova, foi recebida de forma muito dura pelo treinador português que, embora não tenha conseguido esconder a desilusão, teve de puxar dos galões para ganhar tempo e pedir paciência aos adeptos romanos.
"Não tenho muito a dizer, às vezes acontecem jogos que são um desastre total. É o pior início da Roma na era dos três pontos, e também é o meu pior início. Mas também foi a primeira vez na história da Roma que disputámos duas finais europeias consecutivas", fez questão de recordar José Mourinho após o desaire.
E se é verdade que a Roma perdeu Matic, Ibanez, Zaniolo e Wijnaldum, talvez este plantel seja ainda mais completo que o da temporada passada, uma vez que chegaram Ndicka, Kristensen, Leandro Paredes, Renato Sanches, Aouar, Azmoun e Lukaku. Todo este lote de entradas torna justo dizer que a equipa romana colmatou as saídas e acrescentou muita qualidade.
No entanto, em termos práticos os resultados têm sido desastrosos, pois na temporada passada, ao sexto jogo da Serie A, a Roma já tinha 13 pontos, enquanto agora soma apenas cinco. No empate na estreia em 2023/24, com a Salernitana, seguiram-se derrotas com Verona e AC Milan, antes do que parecia ser o pontapé na crise com a goleada ao Empoli (7-0). Na verdade, sucedeu-se o empate com o Torino e o descalabro com o Génova.
Estes resultados começam a colocar o cargo de Mourinho em risco, levando até a imprensa italiana a questionar se as palavras do português, recordando as finais atingidas com a Roma, não "serão uma forma de virar atenções para a Liga Europa e para a Taça de Itália" como únicos objetivos da temporada, como se lê num artigo do Corriere Della Sera.
No ano em que chegou à capital italiana, a Roma conquistou a Liga Conferência e, na última temporada, esteve na final da Liga Europa.
José Mourinho já provou ter capacidade para virar situações adversas do avesso, mas será que ainda vai a tempo de encarreirar a época da Roma no campeonato italiano e disputar o título?

