O Maiorca, do defesa português Nunes, segurou hoje, domingo, um nulo em casa diante do Real Madrid, na estreia do técnico luso José Mourinho na Liga espanhola de futebol.
Corpo do artigo
Com Ricardo Carvalho, Cristiano Ronaldo e o argentino Angel Di Maria a titulares, os merengues criaram inúmeras oportunidades para chegar à vantagem, invariavelmente desperdiçadas.
Os comandados de Mourinho bateram-se frente a um sistema defensivo eficaz, montado pelo técnico Michael Laudrup, e, sobretudo, perante o inspirado guarda-redes israelita Dudu Aouate, que, apesar da insistência de Ronaldo e Higuain, acabou por ofuscar as estrelas do Real Madrid.
O arranque dos "merengues" foi decepcionante, comparando com o início fulgurante do FC Barcelona que, com golos de Messi, David Villa e Iniesta, ganhou no terreno do Racing de Santander, por 3-0.
Apesar da boa réplica dos anfitriões, o bicampeão entrou fulgurante, com um golo do avançado argentino, logo no segundo minuto da partida, após assistência de Iniesta, que dilatou a vantagem, aos 32 minutos.
Aos 62 minutos, David Villa fez a estreia goleadora com a camisola dos catalães, finalizando um passe do brasileiro Daniel Alves.
Também hoje o Espanhol venceu na recepção ao Getafe, por 3-1, com tentos de Osvaldo, dois, e Datola, enquanto a formação dos arredores de Madrid beneficiou de um golo na própria baliza de Galan Inigo para reduzir.
A Real Sociedad, depois de três anos no escalão secundário, assinalou o regresso à "elite" com um triunfo, em San Sebastian, diante do Villarreal, com um tento de Xabi Prieto.
Os encontros entre Osasuna e Almería e Deportivo da Corunha e Zaragoza terminaram sem golos.
No sábado, o treinador português Jesualdo Ferreira estreou-se no comando do Málaga com uma derrota, por 3-1, na recepção ao Valência, enquanto o Athletic Bilbao foi a Alicante bater o Hércules, por 1-0. Já o Sevilha foi golear ao terreno do Levante, por 4-1.
Na segunda feira, o Atlético de Madrid, dos portugueses Simão Sabrosa e Tiago, estreia-se nesta edição do campeonato na recepção ao Sporting Gijon.