Treinador da Roma sancionado em Itália por críticas à arbitragem. Dinheiro vai ser doado à Associação Italiana contra a Leucemia.
Corpo do artigo
José Mourinho foi multado em 20 mil euros por ter criticado o árbitro do jogo entre a Roma e o Sassuolo, a contar para a Série A, bem como um jogador da equipa adversária [Domenico Berardi]. O treinador português escapou a uma suspensão que o tirasse do banco nas próximas partidas, mas não à sanção pecuniária. O clube romano também foi multado em 20 mil euros e o dinheiro vai ser doado à Associação Italiana contra a Leucemia.
Em comunicado, a Federação italiana (FIGC) esclarece que a sanção deveu-se ao facto de o técnico da Roma ter expressado "julgamentos prejudiciais ao prestígio e à reputação tanto do árbitro como do futebolista". O clube da capital italiana mostrou-se satisfeito pela forma como o processo terminou e garantiu que aceita de "forma consensual" a imposição de um "castigo financeiro".
No campo, os "gialorrossi" vão disputar o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, depois de terem ficado em segundo lugar do grupo da primeira fase, e podem ser adversários de Benfica ou Braga no sorteio marcado para segunda-feira. Mourinho comentou essa possibilidade após a vitória sobre o Sheriff (4-0) e deu a ideia de não querer defrontar as águias.
"O Benfica chegou aos quartos de final [da Liga dos Campeões] no ano passado e não esconde que a Liga Europa é uma frustração, porque são uma equipa feita para chegar mais longe. É essa a ambição deles", afirmou, citado pelo site oficial da AS Roma. "Quanto às outras equipas, quando se vê o Galatasaray, o Lens e o Feyenoord, compreende-se que estavam em posição de avançar na Liga dos Campeões e que ir à Liga Europa é uma motivação, mas também uma responsabilidade", acrescentou, sem mencionar o Braga.