
Além do olímpico K1 1000 metros, Fernando Pimenta vai competir igualmente em K1 500 e 5000
Foto: Adelino Meireles
Os canoístas Fernando Pimenta, em K1 1000 metros, e a dupla João Ribeiro e Messias Baptista, em K2 500, defendem nos Campeonatos do Mundo de velocidade, entre quarta-feira e domingo, em Milão, os títulos conquistados em 2023, no Canadá.
Corpo do artigo
A seleção portuguesa para os Mundiais é composta por oito homens, dois na canoagem adaptada, e seis mulheres, conta ainda com os sub-23 Gustavo Gonçalves e Pedro Casinha que, juntamente com João Ribeiro e Messias Baptista, surgem como campeões da Europa de K4 500, após vencerem na República Checa, em junho.
A viverem uma época sénior de sonho, os dois jovens sagraram-se também campeões do mundo de sub-23 em K2 500 metros, no mês passado, em Montemor-o-Velho.
Além do olímpico K1 1000 metros, Fernando Pimenta vai competir igualmente em K1 500 e 5000, sendo que na distância mais longa também tem conquistado pódios com grande regularidade.
O setor feminino vive uma fase de renovação e rejuvenescimento, com a olímpica e experiente Teresa Portela a participar no K1 200 metros e a liderar o K4 500, ausente em Paris2024, juntamente com as jovens Ana Brito, Ana Rodrigues e Inês Costa.
O trio sub-23 está ainda a ganhar experiência e consistência internacional que lhe permita lutar por uma vaga em Los Angeles2028.
Nas canoas, apenas representação feminina, nomeadamente Beatriz Fernandes, vice-campeã mundial sub-23 de C1 500 metros, mas que participará nos 200 metros e fará parceria com Inês Penetra no C2 500.
Quanto à canoagem adaptada, Norberto Mourão vai procurar voltar aos pódios em KL2, enquanto Alex Santos procura inédito metal mundial em VL1.
Os Mundiais de canoagem de velocidade vão ser disputados em Milão, em Itália, entre quarta-feira e domingo, por cerca de 800 atletas, em representação de 73 países.
Em declarações à Lusa, Fernando Pimenta disse que já se tinha "esquecido" da defesa do título, disse estar "tranquilo", sem qualquer "pressão" de medalhas e falou da longevidade.
"Já ouvi que já estou a ficar velho. Sou, de facto, um dos mais velhos em competição, mas isso também é bom sinal, de longevidade. Quando estiver em declínio, eu próprio direi isso, serei quem vai dar a notícia. Depois de um resultado menos bom ou menos conseguido, as especulações são sempre naturais...", desvalorizou.
Já João Ribeiro e Messias Baptista vão famintos: "Vou com expectativas altas. Os resultados dos últimos três ou quatro anos são de excelência. Consegui títulos de campeão e vice-campeão da Europa e de campeão do mundo. Vou com os pés assentes na terra, claro, mas com uma vontade indomável de defender o cetro de K2 e mostrar serviço no K4 campeão da Europa", disse Messias Baptista.
"Vamos com boas expectativas, porque temos esses dois títulos no bolso e é normal que os queiramos defender. Continuamos a ser campeões do mundo. Vamos tentar o ouro ou, pelo menos, uma medalha, só por si já bastante difícil", projetou João Ribeiro.
As tripulações de Portugal nos Mundiais de canoagem de velocidade de 2025:
Kayaks:
K1 200 metros: Iago Bebiano e Teresa Portela
K1 500 metros: Fernando Pimenta
K1 1.000 metros: Fernando Pimenta
K1 5.000 metros: Fernando Pimenta
K2 500 metros: João Ribeiro/Messias Baptista
K4 500 metros: Gustavo Gonçalves/João Ribeiro/Messias Baptista/Pedro Casinha
K4 500 metros: Teresa Portela/Ana Brito/Ana Rodrigues/Inês Costa
Canoas:
C1 200 metros: Beatriz Fernandes
C2 200 metros: Beatriz Fernandes/Inês Penetra
Paracanoagem:
VL2 200 metros: Norberto Mourão
KL1 200 metros: Alex Santos
