Telma Monteiro, quatro vezes vice-campeã mundial, caiu para a zona de repescagem nos Mundiais de judo de Budapeste, depois de perder com a panamiana Myriam Roper, e vai lutar pela medalha de bronze na categoria de -57 kg.
Corpo do artigo
A judoca portuguesa esteve em desvantagem a 1.45 segundos do final, com "waza-ari" - a segunda pontuação - de Myriam Roper, mas ainda igualou o combate. Quando tentava evitar o ponto de ouro, tempo extra aos quatro minutos de combate em caso de empate, Telma foi surpreendida nos segundos finais com novo "waza-ari" da adversária.
8737218
Telma disputou já quatro combates em Budapeste, com a holandesa Margriet Bergstra (vitória por "ippon"), com a campeã olímpica, a brasileira Rafaela Silva ("waza-ari"), com a canadiana Catherine Beauchemin-Pinard ("waza-ari") e com a panamiana Miryam Roper (derrota por "waza-ari").
Em Budapeste a judoca apresentou-se sem o estatuto de cabeça de série, no 35.º lugar do "ranking" mundial, devido a uma longa paragem competitiva, face a uma cirurgia ao ombro.
No seu palmarés em Mundiais, Telma, que é medalha de bronze nos Jogos do Rio2016 e cinco vezes campeã europeia, tem quatro pratas (Chelyabinsk2014k, Tóquio2010, Roterdão2009, Rio de Janeiro2007) e um bronze (Cairo2005).
A derrota no quarto combate coloca a portuguesa no quadro da repescagem, no qual defrontará a sul-coreana Youjeong Kwon, 12.ª do "ranking" mundial de -57 kg.