O Mundial de Clubes de Ulimate Frisbee vai ser disputado na Praia da Rocha, em Portimão, entre os dias 14 e 19 de outubro. A competição irá mobilizar 2500 atletas, sendo que estarão presentes quatro equipas portuguesas.
Corpo do artigo
Duas décadas após ter recebido o Mundial de Seleções, na Figueira da Foz, o Ultimate Frisbee está de regresso às areias de Portugal, para um mundial de clubes, numa altura em que a modalidade tem crescido de forma exponencial no país. Ao todo, serão disputados mais de 600 jogos numa semana que promete ser preenchida.
Entre 2500 atletas, de destacar a presença de quatro equipas lusas, divididas por três escalões. No masculino, os Gambozinos e o Disc'Over, de Aveiro a Lisboa, vão lutar pelo lugar mais alto do pódio. As Marias, num conjunto formado por atletas que abrange todos os pontos do país, vão disputar a categoria feminina. Por fim, os Ultimate Frisbee Algarve, num terreno que vem conhecem, serão a equipa portuguesa na divisão mista.
Filipa May, presidente da Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco (APUDD), mostrou-se orgulhoso pela organização do evento, realçando, apesar de tudo, a participação das comitivas portuguesas.
"É um orgulho imenso que Portugal seja uma vez mais o berço de uma competição de clubes de Ultimate de Praia que reúne equipas e atletas de nações dos quatro cantos do mundo. Mas o mais extraordinário é levarmos quatro equipas portuguesas, de norte a sul do país, quando o desporto está ainda a dar os primeiros passos - em comparação com outros países - e termos um leque atlético, embora reduzido, altamente competitivo", assume.
"O Ultimate é um desporto que apaixona todos os que o praticam. Começámos como um bando de apaixonados pelo disco-de-plástico e hoje há atletas para-profissionais de Ultimate que o tornaram no desporto mais inclusivo e "eco-friendly", sem perder
intensidade e competitividade. Estamos muito perto de incluir este desporto no Programa Nacional de Desporto Escolar e este evento é mais uma prova de que o Ultimate deve ser ensinado nas escolas", explica ainda Filipa May.
Em que consiste o Frisbee? Como se joga?
Diferentemente de muitos desportos, a prática é realizada com um disco voador, em detrimento de uma bola. Um objeto muitas vezes visto a ser utilizado por jovens e adultos nos serões na praia durante o verão. No entanto, esta modalidade também pode ser praticada no relvado de um campo ou até num pavilhão.
No que diz respeito à versão da praia, o duelo coloca frente a frente duas equipas com cinco jogadores de cada lado e não necessita da presença de um árbitro. O objetivo é que um jogador apanhe o disco no espaço defensivo da equipa adversária, num modelo muito semelhante ao do futebol americano.
Entre as principais regras, o jogador não pode provocar contacto físico ou correr com o disco na mão. Num jogo por si coletivo, cada jogador tem 10 segundos para passar a bola a um colega de equipa, podendo esta ação ser realizada em qualquer sentido, contudo, se cair ou for intercetado a posse passa para a equipa adversária.
Vence quem chegar primeiro aos 13 pontos, ou, pelo menos, permaneça em vantagem durante o tempo regulamentar, num desafio com 45 minutos.