Exposição permite aumentar receitas, além dos 50 milhões de euros garantidos. F. C. Porto e Benfica estão apurados para a competição que será constituída por 32 equipas e disputa-se em 2025, nos Estados Unidos.
Corpo do artigo
O novo formato do Mundial de Clubes vai entrar em vigor em 2025, constituído por 32 equipas, ao invés das atuais sete, e passará a ser disputado de quatro em quatro anos, em vez de anualmente, como é agora. Com um novo formato e mais participantes, renderá muitos milhões às equipas apuradas, entre as quais já estão o Benfica e o F. C. Porto. À partida, cada apurado receberá 50 milhões de euros só de participação e será ainda distribuído, ao longo do torneio, um bolo de 2,5 mil milhões. Mas os clubes podem ainda ampliar as receitas e garantir mais dinheiro dos patrocinadores. E aqui pode estar mais uma chave para as equipas portuguesas.
Embora ainda não haja valores oficiais avançados pela FIFA, a imprensa internacional tem revelado alguns números. Este novo formato do Mundial de Clubes pretende ser mais atrativo para os espectadores: mais jogos e melhores equipas durante um período maior de competição. Isso implica a chegada de novos patrocínios e melhores contratos televisivos. O prémio de participação deverá ser de 50 milhões de euros, com a FIFA a distribuir 2,5 mil milhões pelos 32 clubes. O organismo poderá ainda garantir 355 M€ aos emblemas que cedam jogadores à competição. O apuramento é garantido em função do rendimento desportivo das equipas entre o final de 2021 e 2024.