Carlos Martingo, selecionador nacional dos sub-21, assegura, ao JN, que a equipa das quinas tudo vai fazer para derrotar esta tarde a Dinamarca na grande final do Mundial.
Corpo do artigo
Depois da seleção portuguesa ter atingido as meias-finais do Mundial, no início do ano, os sub-21 querem dar sequência à recente evolução na modalidade e alcançaram a final da maior competição, batendo o terceiro lugar registado em 1995, no Catar. A primeira presença de sempre numa final de um Campeonato do Mundo surgiu após a vitória épica frente às Ilhas Faroé, decidida apenas no segundo prolongamento (38-37), seguindo-se hoje a toda poderosa Dinamarca na grande decisão.
Sob o comando do selecionador Carlos Martingo, esta geração tem demonstrado qualidade e uma notável capacidade de superação. “Este feito é um marco para todos os que estão aqui. É o continuar e o culminar dos resultados da seleção A e do resto da formação. Espero que com isto se mantenha o crescimento do andebol”, começou por afirmar, ao JN, o selecionador nacional.
O percurso até à final ficou marcado por seis vitórias consecutivas e por uma exibição memorável diante das Ilhas Faroé. “Vivi as meias-finais com muito orgulho e satisfação. Foi um jogo de luta, de muitas emoções e no final tivemos o prémio merecido por todo o esforço que esta equipa fez. No balneário disse-lhes para celebrarem, que estamos onde queríamos, mas ainda não chegamos onde queremos”, revelou o também treinador-adjunto do F. C. Porto.
A caminho do último treino antes do encontro decisivo e feita a análise de vídeo que preparou para os jogadores, o técnico portuense, de 46 anos, não poupou nos elogios aos nórdicos. “Espero um jogo muito difícil. A Dinamarca dispensa apresentações e é uma seleção com jogadores de grande qualidade em todas as posições”, comentou, antes de demonstrar toda a confiança nos seus atletas: “Acreditámos na capacidade da nossa equipa e temos plena confiança que, se estivermos todos ao nosso melhor nível, conseguiremos levar o troféu para Portugal. Com toda a certeza, este grupo de trabalho vai fazer de tudo para conseguir a vitória”, garantiu Carlos Martingo.
Tendo uma nação inteira a apoiar, os sub-21 de Portugal tentam concretizar o sonho de trazer para casa um título que dá continuidade ao crescimento do andebol luso, com a disputa frente à Dinamarca marcada para hoje, às 18.30 horas (RTP 1), em Katowice, na Polónia.
Jogadores em destaque:
Diogo Rêma, guarda-redes do F. C. Porto: Vestiu a capa de herói e defendeu um livre de sete metros, no último segundo, que carimbou a passagem à final. É dos mais experientes;
Filipe Monteiro, central do ABC: É um dos motores da seleção e vai reforçar o Sporting, na próxima época. Tem estado em destaque pela eficácia, com 19 golos;
Gabriel Cavalcanti, lateral do Benfica: Irmão de Alex Cavalcanti, internacional A, tem mostrado liderança, assumindo a responsabilidade nos momentos decisivos.