Japonês sem lugar no plantel de Conceição, como se tem visto nas festas do título. Investimento difícil de recuperar.
Corpo do artigo
O caso Nakajima foi o único ponto negativo na parte final da época para os dragões e, embora esteja longe de poder ensombrar a alegria portista pela conquista do campeonato, cria um problema à SAD no mercado que se avizinha.
Afastado do plantel a partir do momento em que se recusou a treinar no Olival, poucos dias após o regresso ao trabalho de campo, devido a problemas pessoais relacionados com a pandemia, o internacional japonês, de 25 anos, está fora dos planos de Sérgio Conceição. Ao que foi possível apurar, a saída do Dragão é o cenário mais provável, assim surja uma proposta interessante para o clube azul e branco.
O silêncio sobre o tema impera no F. C. Porto e Conceição já recusou, mais de uma vez, abordá-lo em conferências de Imprensa. No entanto, os sinais públicos do divórcio do grupo de trabalho com o nipónico são evidentes. Há poucas semanas, Nakajima recomeçou a treinar, mas à parte do plantel. Não esteve nas duas festas que os portistas fizeram no Dragão, a seguir aos jogos com o Sporting e Moreirense, sendo que, neste último, todos os jogadores do plantel foram chamados individualmente ao palco da celebração para receberem a medalha e o troféu de campeões, menos o japonês.
Anteontem, no almoço promovido por Iker Casillas para festejar o título, num hotel de Gaia, no qual marcaram presença todos os jogadores, técnicos e elementos do staff portista (até Herrera, que agora joga no Atlético de Madrid, apareceu nas fotografias), Nakajima também não esteve.
O caminho parece não ter retorno e é aqui que se cria o problema para a SAD, que contratou há um ano o atacante ao Al Duhail, por 11,6 milhões de euros. Com apenas 50% do direitos económicos na posse dos dragões, recuperar o investimento, ou pelo menos uma parte substancial do mesmo, não se afigura tarefa fácil.
Números
11,6
A SAD portista gastou 11,6 milhões de euros com a contratação de Nakajima ao Al Duhail, em julho de 2019.
2024
Há um ano, o internacional japonês assinou um contrato de cinco épocas com os dragões, até junho de 2024.
28
Antes da pandemia, Nakajima foi utilizado em 28 dos 45 jogos realizados até então pela equipa portista.
1
O nipónico marcou apenas um golo pelo F. C. Porto, num jogo da Taça de Portugal com o Santa Clara.