O espanhol Nani Roma (Mini) venceu, esta quinta-feira, a quinta etapa do rali todo-o-terreno Dakar2014 e recuperou a liderança da classificação geral de carros, já que o seu compatriota Carlos Sainz teve problemas mecânicos no seu SMG.
Corpo do artigo
Na etapa que ligou Chilecito a Tucuman, em solo argentino, Nani Roma foi o mais rápido e completou o percurso em 4:27.01 horas, terminando com 4.20 minutos de vantagem sobre o sul-africano Giniel De Villiers (Toyota), que foi segundo classificado, e 20.12 minutos sobre o norte-americano Robby Gordon (Hummer), terceiro.
Inicialmente, a etapa teria 527 quilómetro cronometrados, mas organização decidiu anular os últimos 98 devido a altas temperaturas na região, com os termómetros a chegarem aos 47 graus.
Com o triunfo na etapa, o piloto espanhol, vencedor do Dakar em motos em 2004 e vice-campeão nos carros em 2012, regressou à liderança da prova, beneficiando também de um dia azarado de Carlos Sainz, que perdeu mais de uma hora com problemas mecânicos e terminou no 16.º lugar.
Na geral, Roma tem agora 26.28 minutos de vantagem sobre o catari Nasser Al Attiyah (Mini), que hoje foi quinto e segue na vice-liderança, e 31.46 sobre o argentino Orlando Terranova (Mini), terceiro, que tem como copiloto o português Paulo Fiúza.
Por seu lado, Sainz caiu para o sexto lugar da geral e está agora a uma hora de Roma.
A sexta etapa está agendada para sexta-feira, entre Tucuman e Salta, com um especial de 424 quilómetros, num total de 666.