Carlos Queiroz garante "sentido de responsabilidade e empenho" por parte da equipa.
Corpo do artigo
"Não existe ansiedade, mas a mesma motivação e vontade de fazer bem e somar três pontos contra Malta. Temos de começar a ganhar desde o primeiro ao último minuto, ser o melhor Portugal possível para poder vencer o jogo. Esta é a única motivação mental na equipa", disse o seleccionador. em conferência de imprensa.
Em campo, a receita é simples: "Jogar em velocidade muito alta, impondo o ritmo, a intensidade e a dinâmica de jogo mais apropriados desde o primeiro segundo. Mostrar que somos a equipa que mais deseja e mais vontade tem de fazer bem, com determinação para ganhar".
"Os jogadores têm sido fantásticos no empenhamento e na fé, lutando em vários jogos do princípio ao fim. Que no final tenhamos mais três pontos para dar mais um passo à frente (rumo ao Mundial2010)", vincou.
O técnico disse não haver jogos fáceis e que "os pontos não caem do céu": "Não há dessas dádivas. Precisamos trabalhar mais arduamente, com melhor concentração e desde o primeiro ao último minuto. Jogar para vencer e para mostrar a força da nossa equipa, expondo as fraquezas da outra. De outra forma as coisas não funcionam".
Tiago não será titular
De Malta, espera uma equipa determinada a complicar as contas de Portugal: "Os campeonatos do Mundo, as grandes finais para equipas como Malta ou as Ilhas Faroé é exactamente comprometer o favoritismo das melhores equipas".
"Mudaram de seleccionador e não sei a sua forma de pensar, mas, pelas características dos jogadores, acredito que o façam em '4x4x1x1'. De qualquer forma, nesta fase, o mais importante é concentrarmo-nos em Portugal e não em Malta", afirmou.
O lateral Duda, o médio Raul Meireles, o extremo Nani e o ponta-de-lança Liedson arriscam falhar a primeira "mão" do "play-off" (disputa-se a 14 e 18 de Novembro), mas isso não significa que Queiroz vá fazer poupanças na equipa.
"Vão jogar os mesmos de sempre. Não queremos que os nossos jogadores apanhem cartões, mas temos de disputar o jogo e respeitar a equipa de Malta. Só podemos jogar este jogo, não dois. Não há depois de amanhã se não vencermos Malta. Em 90 minutos temos de explorar todas as nossas capacidades e argumentos para saber que existe porta do céu aberta para nós", justificou.
Carlos Queiroz não adiantou a equipa, mas revelou que Tiago, a recuperar de problemas físicos, não será titular: "Tiago treinou, mas em princípio para titular está fora de hipótese".
Segundo o departamento médico da Federação, o futebolista da Juventus tem uma lesão muscular na região posterior da coxa esquerda "praticamente debelada", mas, "apesar desta evolução, o exame clínico efectuado após o treino de hoje desaconselha a sua utilização no jogo com Malta".
Nos últimos jogos, Portugal abandonou o tradicional sistema em "4x3x3" para usar o "4x4x2", mas Queiroz admite voltar à formula original, se for preciso "abrir o ataque, dependendo da forma como Malta se posicionar".