Dia agitado no mercado de transferências nacional e internacional. Por cá, Fran Navarro tornou-se no primeiro reforço do F. C. Porto e Di María confirmou o regresso ao Benfica, 13 anos depois. Soyuncu e Luis Henrique são os destaques do mercado estrangeiro.
Corpo do artigo
Dragões confirmam primeiro reforço
Embora já estivesse há muito tempo associado a uma transferência para o F. C. Porto, apenas hoje Fran Navarro foi oficialmenteapresentado como reforço, tendo assinado um vínculo válido até 2028. O avançado espanhol, de 25 anos, mostrou-se bastante feliz com a chegada ao Dragão e até mereceu elogios de Pinto da Costa. "Fran Navarro é um jogador em quem nós acreditamos e que acaba de assinar contrato por vontade de Sérgio Conceição, como é óbvio. Temos muita esperança nele", disse o presidente.
Para trás, Navarro deixou um fantástico registo nas duas temporadas em que esteve ao serviço do Gil Vicente, tendo acumulado 37 golos em 78 jogos.
Regresso da magia à Luz, 13 anos depois
Passadas 13 temporadas, Di María está de volta à Luz para representar o Benfica, tendo assinado um contrato válido até junho de 2024. O extremo, de 35 anos, volta à casa que o deu a conhecer ao futebol europeu, após uma carreira recheada de sucessos, com passagens por Real Madrid, Manchester United, PSG e Juventus.
Di María já foi oficializado, mas a apresentação está marcada para quinta-feira, junto à estátua de Eusébio, pelas 19.04 horas.
Seferovic ruma aos Emirados Árabes Unidos
Além de terem anunciado a contratação de Di María, o Benfica também comunicou a saída de Haris Seferovic para o Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. O avançado suíço assinou um contrato válido até 2025.
Nas cinco temporadas ao serviço do Benfica, após ter chegado do Eintracht Frankfurt, Seferovic fez 185 jogos, nos quais marcou 74 golos. Assim as águias resolvem mais um caso de jogadores excedentários, uma vez que o atacante não entrava nas contas de Roger Schmidt.
Heriberto chega à Linha
O extremo Heriberto Tavares é o primeiro reforço confirmado do Estoril, comprometendo-se com os canarinhos para as próximas três temporadas. Heri, de 26 anos, regressa a Portugal após um período no Ponferradina, da segunda divisão espanhola, mas tem vasto currículo em terreno nacional. Foi formado no Sporting, jogou na equipa B do Benfica, além de ter acumulado experiência em clubes como Moreirense, Boavista e Famalicão. Jogou ainda no Brest, de França.
Leixões apresenta três de uma vez
Foi um dia agitado em Matosinhos, uma vez que o Leixões apresentou três reforços para a nova temporada. Fábio Baptista, defesa direito de 22 anos, chega proveniente dos belgas do Sint-Truiden, tendo feito grande parte da formação no Benfica. Também da Luz, mas por empréstimo, chega Ricardo Teixeira, que tinha trocado os Bebés do Mar pelas águias, mas a experiência ao serviço da equipa B não correu como o previsto. Por isso, o defesa central, de 22 anos, regressou à base e vai novamente tentar vingar com as cores do Leixões. Vindo do Brasil, por empréstimo do Grémio Anápolis, Renato Luís é o terceiro reforço do dia. Médio brasileiro, de 24 anos, vem dos escalões inferiores brasileiros e prepara-se para a primeira aventura na Europa.
Guardião abandona o castelo
Após oficializar a contratação de Ricardo Mangas, ao Boavista, o V. Guimarães deixa partir um dos guarda-redes. Trata-se de Matous Trmal, de 24 anos, que vai regressar à República Checa para representar o Mlada Boleslav. O checo, que na temporada passada representou o Marítimo, deixa o castelo com 20 partidas realizadas e uma mensagem de despedida dos responsáveis vitorianos que desejaram "a maior sorte e êxito" a Trmal.
Franceses têm novo timoneiro
Após alguns dias de especulação, Luis Henrique será mesmo o próximo treinador do PSG, sucedendo a Galtier, que deixa os franceses um ano depois. O técnico espanhol assume o comando dos parisienses após Roma, Celta de Vigo, Barcelona e Espanha e já deixou claro que vai assumir a equipa com rédea firme, sem ligar a nomes.
"Está tudo em aberto. Não posso revelar nada da equipa, vamos trabalhar e fazer tudo de forma secreta. Mbappé tem contrato e não sabemos o que esperar pois tudo pode acontecer no mercado de transferências. Quanto a Neymar, não falei com ele, só com o Nuno Mendes e o Mukiele. Vamos ver o que se passa. Vão existir mudanças, há um estilo de jogo claro e que queremos que todos se divirtam a cada semana", disse Luis Henrique na apresentação.
Muralha a caminho de Madrid
Após terminar contrato com o Leicester, Caglar Soyuncu é reforço do Atlético Madrid, numa transferência livre. O defesa central turco, de 27 anos, assinou um contrato válido para as próximas temporadas, acrescentando qualidade a um setor que já conta com Hermoso, Giménez ou Savic.
Em cinco anos no Leicester cumpriu 132 jogos, sendo que os pontos altos da passagem por Ingalterra foram as conquistas da a FA Cup e da Community Shield, em 2021.