Ponto final na sessão matinal da primeira etapa do Rali de Portugal. Takamoto Katsuta é o líder após serem disputadas as cinco primeiras especiais, mas o japonês da Toyota viu Thierry Neuville vencer em Arganil e os cinco primeiros classificados estão separados por 7,5 segundos.
Corpo do artigo
Depois de estabelecer o melhor tempo em Mortágua, no primeiro troço desta sexta-feira, Katsuta saltou para o comando da geral após a primeira passagem por Lousã, onde Dani Sordo foi o mais rápido, tal como em Góis, e resistiu no topo mesmo tendo perdido tempo em Arganil.
Apesar de abrir a estrada, Neuville foi o mais rápido na derradeira classificativa matinal, batendo Kalle Rovanpera e Katsuta por, respetivamente, 2,2 e 2,3 segundos. O belga da Hyundai conseguiu, assim, minimizar as perdas e parte para as segundas passagens nos mesmos troços – durante a tarde – a 2,9 segundos de Katsuta na geral.
Kalle Rovanpera é terceiro (a 3,3s), Ott Tanak está em quarto (4,1s), Sébastien Ogier é quinto (7,5s) e Dani Sordo está na sexta posição, a 9,1 segundos da liderança, pelo que a luta pelos primeiros lugares promete animar as classificativas da tarde desta sexta-feira.
Resultados
PEC5 (Arganil 1): 1.º Thierry Neuville, 11.40,5 minutos; 2.º Kalle Rovanpera, a 2,2s; 3.º Takamoto Katsuta, a 2,3s; 4.º Sébastien Ogier, a 3,0s; 5.º Ott Tanak, a 4,5s.
Geral: 1.º Takamoto Katsuta, 43.53,7 minutos, 2.º Thierry Neuville, a 2,9s; 3.º Kalle Rovanpera, a 3,3s; 4.º Ott Tanak, a 4,1s; 5.º Sébastien Ogier, a 7,5s; 6.º Dani Sordo, a 9,1s.