Médio espanhol realizou primeiro treino sob as ordens de Sérgio Conceição, no Olival. Números da época passada, quando foi emprestado pelo Barcelona ao Valência, são um pouco inferiores aos registados por Uribe na última campanha com a camisola azul e branca.
Corpo do artigo
Poucas horas depois de ter conhecido o Estádio do Dragão e ver o empate (1-1) com o Rayo Vallecano, no jogo de apresentação aos adeptos, o mais recente reforço azul e branco conheceu os cantos à casa no centro de treinos do Olival, onde realizou a primeira sessão de trabalho sob as ordens de Sérgio Conceição. Nico González acelera, portanto, para poder ser opção na Supertaça Cândido de Oliveira, no dia 9, em Aveiro, frente ao Benfica, sabendo-se, porém, que o treinador portista não costuma entregar a titularidade de mão beijada.
A saída de Uribe, rumo ao futebol do Catar, deixou uma vaga em aberto no meio-campo, com Grujic, Eustaquio e Romário Baró a serem os mais utilizados no setor ao longo da pré-temporada. Agora, com a chegada de Nico - que custou 8,4 milhões de euros e assinou por cinco temporadas, ficando com uma cláusula de 60 milhões de euros -, Conceição tem mais uma arma para o primeiro frente a frente de 2023/24 com o Benfica.
O médio, de 21 anos, fez toda a formação no Barcelona e, na época passada, foi emprestado ao Valência, onde conseguiu números semelhantes, embora ligeiramente inferiores, aos registados por Uribe na liga portuguesa. O colombiano fez mais jogos (31 contra 26) e mais golos (4/1), mas o internacional sub-21 espanhol superiorizou-se na eficácia do passe (87% versus 85% de Uribe), sendo que a percentagem é ainda mais notória no momento ofensivo: a taxa de sucesso de Nico no meio-campo adversário foi de 86% contra os 79% do internacional sul-americano, que, por outro lado, somou mais interceções e recuperações por jogo, além de ter uma média superior de duelos ganhos: 56% contra 53%.
Ainda a título de comparação, quando foi contratado, no início de 2019/20, Uribe precisou apenas de oito dias para se estrear no F. C. Porto. Agora, caso seja opção frente ao Benfica, Nico já terá 10 dias de trabalho com Conceição.