Com apenas 21 anos, Nico González leva já 10 anos de ligação ao Barcelona e, concretizada a transferência para o F. C. Porto, prepara-se para iniciar a segunda aventura fora do ninho que o viu crescer.
Corpo do artigo
Nicolás González Iglesias nasceu em 2002, na Corunha, e demorou 11 anos a chegar a Barcelona. Integrou a equipa de iniciados e, a partir daí, foi subindo nas fileiras "culé" até atingir o sonho de qualquer atleta da "cantera" e conquistar um lugar na equipa principal.
Iniciou-se no mundo sénior pela equipa "B" do Barça, quando ainda tinha 17 anos e oscilava entre o conjunto secundário e a equipa de juniores. Foi impressionando quem o treinava, ao ponto de, em 2021/22, se ter fixado em definitivo na equipa principal.
Médio de fino recorte, com inteligência tática para jogar a médio defensivo ou um pouco mais à frente no terreno, Nico fez valer a oportunidade e somou 37 jogos nessa temporada, além ter faturado por uma ocasião e somado uma assistência.
No entanto, os planos de Xavi não eram de lhe dar, no imediato, a batuta do meio-campo e por isso seguiu para Valência por empréstimo. Foi alternando entre a titularidade e o banco, muito por culpa da estranha irregularidade que o clube vive. Mesmo assim, provou ter uma visão de jogo e qualidade de passe distintas dos colegas - capacidades incomuns para um atleta de 1,88 metros - , não conseguindo brilhar num universo onde eram poucas as estrelas cintilantes.
A nova época está já aí e Nico González é um dos alvos prioritários do F. C. Porto, clube onde pode ganhar nova vida, agarrando o espaço que lhe falta em Barcelona.
Certamente é um jogador diferente, que pode acrescentar muito à equipa de Sérgio Conceição, treinador que pode oferecer ao médio a cultura de trabalho defensivo e a agressividade que, por vezes, lhe parece faltar.
Aos 21 anos, ainda tem muito para evoluir e aprender. Caso a transferência para os dragões se venha mesmo a confirmar, Nico pode ser uma boa solução para os portistas e o Dragão pode ser uma boa casa para o ajudar a crescer, seja de passagem ou a título definitivo.