Nico González é oficialmente reforço do F. C. Porto e Valência rescinde com Cavani
Chegou ao fim a novela Nico González, uma vez que o espanhol já é oficialmente reforço do F. C. Porto. Edinson Cavani rescindiu contrato com o Valência e o Inter Miami juntou mais uma jovem promessa argentina ao plantel.
Corpo do artigo
F. C. Porto: Após duras negociações, Nico González é oficialmente reforço do F. C. Porto. O espanhol, de 21 anos, fica ligado aos dragões até 2028, estando protegido por uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O reforço custou aos dragões, 8,4 milhões, sendo que o Barcelona terá direito a receber 40% da mais valia obtida numa futura transferência, além de ter a hipótese de recompra por 30 milhões (até junho de 2025).
Nico González mostrou-se bastante satisfeito com a finalização da transferência e pela chegada à nova casa. "Estou muito feliz e entusiasmado. Tenho muita vontade de começar e de conhecer toda a gente. Hoje vi o Estádio do Dragão pela primeira vez e não posso ter mais vontade de começar a jogar aqui. Desde que surgiram os rumores, toda a gente me falou bem do F. C. Porto. Tive alguns companheiros portugueses que falaram muito bem e toda a gente criou grandes expetativas em relação ao clube", afirmou.
Espanha: Edinson Cavani chegou a acordo de rescisão com o Valência. O contrato que o ligava ao emblema espanhol vigorava até 2024, mas as duas partes chegaram a acordo para um término prévio, sendo que o uruguaio é um jogador livre para procurar novo clube.
Segundo relatos, Cavani deverá regressar à América do Sul, estando prestes a assinar com o Boca Juniors. A confirmar-se seria o regresso ao continente natal, 17 anos depois de ter partido para uma carreira recheada de sucessos na Europa. Para reforçar este cenário, o emblema de Buenos Aires publicou uma montagem com uma mala de viagem no relvado da Bombonera, e com a bandeira do uruguai, em alusão à nacionalidade de Cavani.
EUA: O Inter Miami anunciou a contratação de Facundo Farías, médio argentino que chega do Colón. O jogador, de 20 anos, assinou contrato válido para as próximas três temporadas, ficando com mais duas épocas de opção. Farías, que no ano passado chegou a ser apontado ao F. C. Porto, junta-se assim à equipa de Lionel Messi, após oito jogos e uma assistência pelo Colón, em 2023.
Famalicão: O emblema famalicense contratou Otso Liimatta, médio finlandês que chega proveniente do AC Oulu, treinado pelo português Ricardo Duarte. Liimatta foi um dos jogadores mais jovens a estrear-se no campeonato finlandês, tendo na altura 16 anos, e já disputou 50 jogos no principal escalão do país. Nas duas últimas épocas somou 12 golos e sete assistências, revelando estar feliz com a mudança para Portugal.
"É um bom desafio para a minha carreira. O Famalicão é um clube com um alto nível de profissionalismo e onde sinto que poderei desenvolver todas as minhas qualidades. Sinto estar preparado para poder corresponder à confiança do Famalicão no meu valor", assumiu o jogador, de 19 anos.
Itália: A Atalanta oficializou a contratação de El Bilal Touré, por 28 milhões de euros, valor recorde para o clube de Bérgamo. O avançado maliano, de 21 anos, terminou a formação no Reims, tendo jogado a temporada passada no Almería, onde marcou sete golos em 22 jogos.
Touré vai assim poder fazer a estreia nas competições europeias, uma vez que a Atalanta se qualificou para a Liga Europa, após terminar 2022/23 no quinto lugar da Serie A.
Inglaterra: O Manchester City renovou contrato com Nathan Aké, prolongando a ligação com o neerlandês até 2027. O defesa, formado no Feyenoord e no Chelsea, foi uma das grandes promessas dos "blues", mas nunca vingou na equipa londrina. Até chegar ao Etihad, esteve emprestado a Reading, Watford e Bournemouth até chegar, em definitivo, à equipa de Pep Guardiola. Aké tem vindo a ganhar preponderância nos citizens, a cada ano que passa, como atesta o número de jogos crescente de época para época. Na primeira temporada apenas foi utilizado 13 vezes, na segunda já jogou 27 partidas e na última foi várias vezes titular, tendo participado em 41 jogos. A versatilidade do defesa é do agrado de Guardiola, uma vez que Aké, de 28 anos, tanto joga a central como a defesa esquerdo.