Centenário do Alto Minho tem futebol gerido por SAD com investimento estrangeiro e está na luta pela subida à Liga3.
Corpo do artigo
A celebrar 125 anos de existência, o histórico Sport Clube Vianense está pronto para escrever mais uma página na história, lutando pela subida ao terceiro escalão do futebol nacional. A equipa sénior, gerida por uma SAD criada em 2022, com o investimento de um empresário luso-canadiano, teve uma prestação brilhante na série A do Campeonato Portugal, que concluiu no primeiro lugar, obtendo uma das vagas para agora disputar a promoção à Liga 3, num grupo com Salgueiros, Amarante e Lusitânia Lourosa.
"Numa série muito difícil, mostrámos enorme consistência. Estamos com mérito nesta fase de decisões, mas o passado é para os museus e temos, nestes jogos, de mostrar novamente a nossa qualidade", disse, ao JN, o treinador Carlos Fernandes. O também ex-jogador de clubes como Sporting, Sp. Braga, Boavista, Farense ou Belenenses, mostra-se orgulhoso com a prestação de um plantel "muito unido", e acredita que "a responsabilidade de defender o emblema centenário do Vianense dará ainda mais motivação para encarar a segunda fase".
Os pergaminhos históricos do clube minhoto são um dos motivos que seduziram os responsáveis da SAD a instalarem-se no Alto Minho, próximo dos grandes clubes dos distritos do Porto e Braga, com ambições de cimentar um projeto a longo prazo. "Estamos para ficar e sentimos que a consistência do nosso discurso, e atitudes, tem servido para passar essa mensagem aos vianenses. Agora queremos vincá-lo com a subida de divisão", disse, ao JN, Nuno Azevedo e Cardoso, presidente da SAD.
O dirigente, que profissionalmente já integrou a estrutura do Sporting, partilhou um plano para em dois anos colocar o Vianense na Liga3, e depois de o estabilizar nesse patamar, ter o horizonte das provas profissionais em cinco anos. "Para isso acontecer esperamos que o município de Viana do Castelo seja um parceiro essencial, abraçando a ideia que o futebol moderno precisa de um estádio e de uma academia de futebol à altura", completou. Nuno Azevedo e Cardoso acredita que com essas novas valências, a SAD terá maior capacidade para captar e potenciar o talento dos jovens do distrito e criar equipas que compitam nos principais patamares.
Figura em destaque
Plantel
Guarda-redes: Guilherme Cioletti, Xisco Pires e João Cunha Defesas: Sandro Costa, Gito, Diogo Brito, Gaby Faria, Bouças, Vítor Sousa, Hugo Ferreira e Guilhas Médios: Gonçalo Sousa, Ruca Sobral, Diogo Gonçalves, João Matos, Bruno Silva, Leandro Vilas Boas, Miguel Abreu, Peneda e Juninho Avançados: Fábio Pimenta, Jordão Cardoso, Guilherme Neiva, Igarapé, Diogo Correia, Cláudio Ribeiro, Diogo Pereira e Prazeres.