Brilho de Quenda e golo de Fresneda adiantaram o Sporting, mas Namaso empatou em final muito quente.
Corpo do artigo
Clássico à moda antiga na Invicta. Um golo de Danny Namaso, no quarto dos cinco minutos de compensação dados pelo árbitro, anulou a vantagem que a magia de Quenda e o pé esquerdo de Fresneda haviam dado ao Sporting no final da primeira parte, com o F. C. Porto a resgatar, na estreia de Martín Anselmi em casa, um ponto que permite manter alguma esperança na conquista do título. Já os leões tiveram dois jogadores expulsos - Matheus Reis e Diomande - bem para lá dos 90 e podem ver o Benfica reduzir para quatro pontos a diferença em relação ao topo.
Um estádio à pinha, emoção até ao último segundo e, claro, muita polémica numa história que merece começar pelo final. A raça e a vontade demonstradas pelo F. C. Porto em evitar mais uma derrota encontraram o caminho da felicidade na visão de jogo de Fábio Vieira, com o médio a descobrir Samu, que tocou no meio onde surgiu Namaso a lançar a festa no Dragão.
Com o cronómetro muito perto dos 90+5 parecia não haver tempo para mais, mas não foi bem assim. Trincão isolou Quenda e o extremo ficou a pedir grande penalidade de Zé Pedro, mas o árbitro e VAR nada assinalaram, com os protestos de Matheus Reis a valerem-lhe o segundo amarelo. Ainda antes do canto, Diomande encostou a cabeça em Fábio Vieira e também recebeu ordem de expulsão, lançando a confusão que se prolongou mesmo depois de João Pinheiro mandar tudo para os balneários.
Mantendo a aposta nos três centrais, Martín Anselmi viu Eustaquio acertar na barra aos 27 minutos e, logo a seguir, Samu falhar um chapéu do meio-campo. O Sporting tinha mais bola e uma jogada brilhante de Quenda permitiu a Fresneda abrir o marcador já perto do intervalo. Os leões recuaram linhas no segundo tempo, mas ameaçaram no contra-ataque - Harder perdeu duas boas chances - e viram Rui Silva impedir o golo de cabeça de Pepê.
Gyokeres começou no banco e mal entrou isolou Quenda, com o extremo a atirar por cima. O dragão cheirou a oportunidade, foi com tudo para cima do rival e resgatou um ponto que, além de confirmar a reconciliação com os adeptos, não obriga a atirar a toalha ao chão nba luta pelo título.