Portugal defronta a Noruega (1 de dezembro) e a França (5 de dezembro) para as duas últimas jornadas do Grupo 2 da Liga das Nações com a expetativa de, pelo menos, continuar na luta pela permanência na Liga A da competição.
Corpo do artigo
O selecionador nacional, Francisco Neto, divulgou as eleitas para os decisivos jogos frente à Noruega e à França, que poderão garantir a manutenção no escalão superior da Liga das Nações feminina de futebol.
Já sem possibilidades de chegar ao primeiro lugar, que vale uma vaga na final 4 da prova, Portugal ainda acalenta esperanças em poder chegar ao segundo posto, que garante a manutenção na Liga A. Caso termine esta fase no terceiro lugar, terá de disputar um play-off para poder carimbar esse objetivo.
As "Navegadoras" são, atualmente, terceiras classificadas, com três pontos, menos quatro do que a Áustria, que é segunda, e mais um do que a "lanterna vermelha" Noruega. O encontro diante das nórdicas reveste-se de um cariz quase decisivo, uma vez que se defrontam as duas seleções que procuram fugir ao último lugar do Grupo A, que dita a queda à Liga B da competição.
"Todos os jogos têm de ser encarados como finais. Essa tem sido a atitude que as jogadoras têm apresentado em campo, mas não podemos esconder a importância de um jogo com um adversário direto, para que possamos depender só de nós no último dia, que é o que queremos", assumiu Francisco Neto, que especificou os pontos fortes das próximas rivais das "Navegadoras".
"A Noruega alterou a equipa técnica em setembro e tem vindo a crescer nos seus desempenhos. Conta com o regresso de jogadoras importantes, que passam por um bom momento e aportam muita qualidade e experiência. É uma seleção que procura assumir o jogo. Será um jogo de muitos duelos, em que teremos de ter a bola para procurar controlá-lo. Quanto à França é uma equipa mais dominadora. Temos de conseguir ter bola e não permitir as combinações de corredor de que tanto gostam. Individual e tecnicamente, são jogadoras muito evoluídas e podem criar-nos dano", explicou.
O regresso de Carole Costa, que falhou a última convocatória devido a lesão, é uma das principais novidades na convocatória de Francisco Neto, bem como a chamada de Ágata Pimenta, defesa que atua nos franceses do FC Fleury 91, e de Joana Martins, médio do Sporting. A atacante Diana Silva, também do Sporting, falha o duplo compromisso por motivos pessoais.
Convocadas:
Guarda-redes: Inês Pereira (Servette FC), Patrícia Morais (SC Braga) e Sierra Cota-Yarde (Arkansas Razorbacks).
Defesas: Ágata Pimenta (FC Fleury 91), Ana Borges (Sporting CP), Ana Seiça (SL Benfica), Carole Costa (SL Benfica), Catarina Amado (SL Benfica), Diana Gomes (Sevilha FC), Joana Marchão (Servette FC) e Lúcia Alves (SL Benfica)
Médios: Ana Rute (SC Braga), Andreia Norton (SL Benfica), Andreia Jacinto (Real Sociedad), Andreia Faria (SL Benfica), Dolores Silva (SC Braga), Fátima Pinto (Sporting CP), Kika Nazareth (SL Benfica), Joana Martins (Sporting CP) e Tatiana Pinto (Brighton & Hove Albion FC).
Avançadas: Ana Capeta (Sporting CP), Ana Dias (Zenit), Carolina Mendes (SC Braga), Jéssica Silva (SL Benfica) e Telma Encarnação (CS Marítimo).