Gout Gout correu 200 metros em 19.98 segundos este domingo, num Campeonato em Queensland. O atleta tem apenas 17 anos, e já bateu o recorde de Usain Bolt com a mesma idade.
Corpo do artigo
Gout Gout é um atleta adolescente australiano cuja velocidade está a causar grande interesse de fãs e especialistas de todo o mundo. Foi em dezembro de 2024 que atraiu os holofotes, ao conquistar a marca de 20,04 segundos, o tempo mais rápido alguma vez alcançado nos 200 metros por um atleta de 16 anos.
O jovem, filho de refugiados do Sudão do Sul, agora com 17 anos, fez a sua estreia pela seleção australiana no Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio. O atleta correu nos 200 metros em 20.23 segundos, e a prova foi o programa de televisão mais visto na Austrália na quarta-feira à noite, com mais de três milhões de pessoas sintonizadas. "Só quero chegar lá e correr como um cavalo, correr como o vento", afirmou no estáfio onde decorreu a prova.
Além da prova de 200 metros, o adolescente também compete nos 60, 100 e 400 metros, nos quais também detém uma série de recordes nos níveis juvenis.
Comparações com Usain Bolt
Os vídeos das performances dominantes de Gout tornaram-se virais online. A sua altura, a passada larga e as várias vitórias que tem conquistado levaram a comparações com Usain Bolt, que detém oito medalhas de ouro olímpicas e já se pronunciou sobre o atleta australiano.
Bolt sobre a jovem promessa na semana passada, com o início do Mundial de Atletismo, oferecendo alguns conselhos sobre a transição para as competições na categoria sénior, que segundo o próprio, é a categoria mais desafiante.
Gout admitiu à BBC Sports que precisa ser paciente e não escondeu que quer seguir o caminho para a grandeza que o jamaicano abriu. "O principal objetivo da temporada é obviamente o Campeonato Mundial", revelou. "Vamos ver o que posso fazer no cenário mundial contra atletas profissionais. Espero conseguir correr rápido e ter um bom desempenho."
Em 2024, o atleta ganhou o título australiano de sub-20 nos 100 metros com um tempo de 10,48 segundos, antes de garantir uma medalha de prata nos 200 metros no Campeonato Mundial Sub-20 na capital do Peru, Lima.
Mais tarde, no mesmo ano, o atleta venceu os 200 e os 400 metros no GPS Track & Field Championships de 2024 na sua terra natal, Queensland, onde curiosamente vão decorrer os Jogos Olímpicos de 2032.
Posteriormente, Gout Gout quebrou o recorde australiano, estabelecendo o quinto tempo mais rápido de qualquer atleta de qualquer idade na história do país, tornando-se, ainda, a segunda pessoa mais rápida depois de Usain Bolt nos 200 metros.
Gout Gout vai completar 20 anos na época dos Jogos Olímpicos de 2028 em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ao que tudo indica, o australiano poderá estar na sua primeira participação olímpica como sénior, já consolidado entre os melhores atletas do mundo.
No fim do Mundial, que decorre até domingo, dia 21, em Tóquio, o atleta já confirmou que vai tirar férias curtas antes de voltar para a escola, onde é aluno de excelência, para fazer os exames finais, avançou o australiano à agência de notícias Reuters.